Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cacá a nova cara do axé da Bahia




O artista nato geralmente descobre que tem um dom especial ainda na infância. Esse é o caso de grandes nomes da música nacional e internacional, como Stevie Wonder, Roberto Carlos e Michael Jackson. E o cantor e compositor baiano Cacá não é diferente. Nascido e criado em Salvador, o artista canta e toca instrumentos desde os oito anos. Optar pela música foi algo natural. Sua casa sempre foi um ambiente com muita influência cultural, música rolando na vitrola e rodas de violão.

Seu pai, inclusive, era amigo pessoal de Luiz Gonzaga. Por conta dessa proximidade, o rei do baião foi escolhido para batizar Cacá na igreja católica. Esse contato tão próximo a um dos gênios da nossa música, pode ser considerado uma influência divinal no talento que Cacá viria a desenvolver durante a vida. Mas de nada bastaria esses privilégios, se ele não se interessasse em desenvolver ainda mais seu talento de instrumentista e apurasse seu gosto. E isso foi feito. Curioso e interessado por artes, Cacá é um garimpeiro musical de primeira. Desde pequeno, ouve Eric Clapton, The Beatles, Raul Seixas, Lulu Santos, Luiz Caldas, Armandinho, Carlinhos Brown, Chiclete com banana, Asa de Águia e, claro, seu padrinho. 

 A admiração por esses ídolos levou Cacá a entrar no circuito profissional de shows da capital baiana logo aos 15 anos de idade. Nesse período, começou a se destacar como um cantor com exímio domínio de palco e público. Não à toa, em pouco tempo a noite de Salvador ficou pequena para Caca, que logo começou a se arriscar com êxito em Minas Gerais. 

 No estado do sudeste, chegou a fazer uma turnê super bem-sucedida no ano de 2007, quando realizou 70 shows apenas em solo mineiro. Mas o grande feito do cantor é outro. Ele compôs um dos maiores hits de festas e baladas da última década: "Fiel à Putaria". A música, composta em 2001 e gravada por Cacá dois anos depois, ganhou várias versões de artistas de todos os estados do país. Entre os nomes que regravaram a canção estão Latino, Mister Catra, Forró Moral, Pagodart, além de DJs e MCs cariocas que aderiram ao termo e passaram a citá-lo em suas músicas. No YouTube, um único vídeo com o hit já soma mais de 1,5 milhão de visualizações. Quando o Orkut estava em alta, foram criadas quase 400 comunidades com referência à música. Além de todas essas comprovações de sucesso, FAP (abreviação de Fiel à Putaria) é o nome de uma festa anual em Salvador, que reúne mais de dez mil pessoas. Resumindo: êxito total.

 O estrondoso sucesso dessa faixa garantiu que Cacá fosse considerado uma das grandes apostas da nova geração de cantores de axé da Bahia. Com três discos lançados, o músico se tornou figurinha garantida em shows realizados em praças públicas, trios elétricos e nas principais casas de espetáculo baianas. E engana-se quem pensa que o repertório do cantor restringe-se ao sucesso "Fiel à Putaria" e regravações de sucessos de outras bandas e cantores. Em sua trajetória, Cacá ainda emplacou músicas como "Até um Dia", "Cupidolino" (cuja coreografia é repetida pela plateia durante os shows), "Cupim de Namoro" e "Sabrina" (que dá nome ao mais recente disco do cantor). 

 Como bom representante do axé, ele apresenta essas composições em shows animados e cheios de energia. Quem quiser comprovar, poderá presenciar apresentações do artista em todas as semanas dos próximos meses. Isso porque o semestre que antecede o Carnaval é o que garante agenda mais lotada a Caca. É nesse período que ele excursiona pela região metropolitana de Salvador levando sua música dançante para festas, baladas e onde mais houver fãs de seu trabalho e gente ávida em se divertir. "Como todo artista, meu intuito é levar alegria por onde passar. Com esse objetivo, atingir a fama e o reconhecimento do público acaba se transformando numa mera consequência", avalia Cacá.

 E ele sabe o que fala. Hoje, Cacá pode ser considerado um dos principais artistas baianos do momento. Sem nenhum exagero. Isso porque artistas com dom especial não surgem a todo momento. E quando aparecem, logo a crítica e o público reconhecem o trabalho de qualidade e as chances que terá em continuar inovando e surpreendendo durante muitos e muitos anos. Esse é o caso de Cacá, que há uma década trilha um caminho ascendente na música nacional. E com o lançamento de singles cada vez mais arrebatadores, o cantor só tende a arrebanhar novos fãs.

Assista e escute: 


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.