Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 25 de novembro de 2012

Falta mão de obra qualificada no setor de turismo em Cabrália-BA




Os empresários do setor de serviços ligados ao turismo reclamam da falta de mão de obra qualificada, enquanto o sindicato dos funcionários aponta que 'sobram' profissionais, mas falta incentivo para continuar no ramo. Fato é que o setor de serviços está em expansão e quem deseja ingressar na área deve se qualificar, porque não param de surgir vagas.

Há carência de profissionais em todos as funções: garçom, ajudante de cozinha, cozinheiro, pizzaoilo, copeiro, caixa – entre outros.

“As pessoas que estão desempregadas e têm interesse em trabalhar na área é só procurar as entidades que oferecem qualificação, pois é certeza de já sair empregado”, afirmou o empresário, ao contar que muitos hotéis e estabelecimentos possuem uma parceria com o Sesc/Senac para colocar o pessoal que sai dos cursos oferecidos na entidade no mercado.

O setor tem aberto vagas conforme o crescimento. Com a proximidade de eventos importantes como a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em 2014, a expectativa é que o setor abra ainda mais vagas em virtude da movimentação turística que o evento trará.

Conforme a gerente da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, a instituição oferece cerca de vinte cursos na área de serviços ligada ao turismo. Entre as qualificações estão: recepcionista de eventos, recepcionista de viagem, garçom, cozinheiro básico, auxiliar de cozinha, pizzaiolo e agente de viagem.

A carga horária varia entre 160h e 500h, sendo o de cozinheiro básico e o de garçom os de maior duração. “Nesses dois os alunos estudam a parte de introdução ao turismo, ética, saúde, segurança no trabalho, além da parte prática. O curso de garçom do Senac é o mais completo do Extremo Sul da Bahia”, que em algumas das qualificações os alunos também estudam o conteúdo de inglês voltado para a área onde irão atuar.

O Senac possui um Banco de Oportunidades no qual os alunos egressos dos cursos podem se cadastrar para conseguir encaminhamento para o mercado de trabalho. O banco também recebe o cadastro das empresas, fazendo a indicação de profissionais de acordo com o perfil requerido por elas.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.