Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fernando de Noronha é o destino mais desejado pelos brasileiros


Pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo aponta que 13,3% dos turistas brasileiros desejam conhecer o arquipélago



Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo mostra que os brasileiros nunca viajaram tanto pelo país e o arquipélago de Fernando de Noronha se destacou entre os destinos mais desejados. A quinta edição da Pesquisa de Turismo Doméstico, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foi divulgada no final de outubro e revela que 13,3% das pessoas entrevistadas almejam conhecer a ilha. O destaque do levantamento é que quanto maior a classe econômica destes viajantes, maior o interesse. 

Depois de Fernando de Noronha, Fortaleza, no Ceará, é um dos destinos mais desejados. Ao lado dessas, outras sete cidades da Região Nordeste (Salvador, Natal, Recife, Porto Seguro, Ipojuca, Maceió e São Luís) estão entre as vinte cidades mais desejadas; cinco no Sul (Gramado, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Porto Alegre e Curitiba), três no Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Aparecida do Norte), duas no Centro-Oeste (Bonito e Brasília) e uma no Norte (Manaus).

O dado chama a atenção para o maior índice de turistas de alta renda, que ganha acima de 15 salários mínimos (tabela 1). De acordo com Luciana Carvalho, coordenadora de Ecoturismo da ilha, Fernando de Noronha obteve 19,8% de citações nesta classe, mais que o dobro de intenções, comparado ao segundo colocado, Fortaleza (9,1%). “O turismo de Noronha anda em fase ascendente, ainda por conta das condições de entrada no arquipélago, que são diferenciadas. Então, o desejo de conhecer o destino aumenta cada vez mais.”, acrescenta a coordenadora. 

Com o aumento de turistas de alta renda, o público que visita o destino torna-se mais exigente. Para isso, os serviços e a estrutura precisam ser de qualidade. Capacitações e cursos também estão sendo realizados para melhoria do atendimento. “Novas obras estão sendo desenvolvidas tanto na APA (Área de Preservação Ambiental) quanto no PARNAMAR (Parque Nacional Marinho). Esse é um trabalho que esperamos concluir até a Copa de 2014, para atender melhor todos os visitantes.”, explica Luciana Carvalho.  

A pesquisa revela ainda que cerca de 58,9 milhões de pessoas realizaram pelo menos uma viagem dentro do território nacional em 2011. O número é 18,5% maior que o total de pessoas que viajaram em 2007 (49,7 milhões), ano em que a última pesquisa foi feita. Dentre os destinos turísticos mais “sonhados” pelos entrevistados, a região Nordeste obtém o primeiro lugar, com 54,2% das citações. Em seguida, as regiões Sudeste (20,4%) e Sul (14,1%) aparecem como as mais “sonhadas”. Analisando-se por origem de procedência, depois do Nordeste, a segunda região mais desejada é o Sudeste, para os residentes de todas as demais regiões, particularmente para os do Nordeste (33,6%), Norte (23,4%) e Sul (19,1%).

Os destinos Fernando de Noronha, Natal, Gramado, Florianópolis, Manaus, Maceió, Bonito e Porto Alegre despertam maior interesse conforme aumenta a renda. Já Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Seguro, Brasília e Aparecida do Norte despertam maior interesse nas classes mais baixas de renda.

Estudo -  A Pesquisa de Turismo Doméstico teve sua primeira edição em 1998, cobrindo os 96 municípios que, à época, tinham mais de 200.000 habitantes, num total de 9.000 entrevistas domiciliares. Em 2002 e 2006 foram realizadas a segunda e terceira edições da pesquisa, ampliando a cobertura geográfica e o tamanho da amostra. Em 2008 foi realizada sua quarta edição com uma amostra probabilística de 137 municípios e um total de mais de 37 mil entrevistas.

Na quinta edição, em 2012, a amostra da pesquisa tornou-se totalmente probabilística. Para tanto, decidiu-se manter os mesmos 137 municípios selecionados na pesquisa de 2008. 

Os seguintes parâmetros médios indicam as principais características dos entrevistados em alguns de seus aspectos, sejam eles viajantes ou não:

Chefes de famílias: 63,0%;
Gênero: masculino 39,1% e feminino 60,9%;
Idade média: 47,4 anos;
Renda Familiar Média: R$ 2.394,63.

(ASCOM ADEFN)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.