Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jovens e crianças de Cabrália-Ba do Neojiba tocam juntos e emocionam público em Salvador


Para celebrar o aniversário de cinco anos do programa, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Sinfônicas Juvenis e Infantis da Bahia) promoveu um fim de semana de festa, com concertos especiais em Salvador.  

No último domingo (21), mais de 400 jovens e crianças, emocionaram uma plateia lotada, no palco principal do Teatro Castro Alves (TCA). Foi o Grande Encontro de Orquestras do Neojiba no aniversário do projeto, que teve ainda participação especial de solistas internacionais, comemorando a data e o sucesso do programa em grande estilo.


Mais de 400 tocaram juntos no TCA, em celebração ao aniversário

A apresentação virou assunto nas redes sociais. "No TCA nem cabem todos os músicos da Neojibá no palco - próximo aniversário na #ArenaF (Arena Fonte Nova)", comemorou pelo Twitter a produtora cultural Piti Canela. "Hoje, vi uma plateia totalmente nova, renovada, gente da periferia, das comunidades carentes sentadas dignamente com a mesma educação das tradicionais salas de concertos.Com um diferencial: Muito calor humano! O Teatro estava lotado, transbordando. É possível sim melhorar esse país. RICARDO CASTRO É GENTE QUE FAZ!!!", relatou emocionado pelo Facebook, Ubirajara Santana, que esteve  no TCA com o filho de 7 anos. Ele vem acompanhando concertos de música erudita desde a década de 60 na Bahia.

Núcleo de Orquestras

O Neojiba foi criado em 2007, tornando-se Programa prioritário do Governo da Bahia e pioneiro no Brasil. O programa representa uma possibilidade de mudança na vida de jovens e crianças que, através da prática coletiva da música, adquirem ferramentas essenciais ao desenvolvimento pleno de suas capacidades.

O secretário da Cultura, Albino Rubim, afirma que o Estado já renovou o contrato com o Neojiba, possibilitando a ampliação dos núcleos em Salvador e cidades do interior baiano. Atualmente, o programa beneficia 600 crianças e jovens. Além disso, o Neojiba apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, como Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical.

Matéria Original: iBahia

Modificação: www.cabralianews.net
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.