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domingo, 4 de novembro de 2012

O novo mercado dos energéticos



Foi-se o tempo que todas as marcas de energéticos gostariam de ser como, ter o gosto e parecer como Red Bull. Todos nós já bebemos um energético e logo vinha na cabeça….”É, não parece com Red Bull.”. Era natural, era o parâmetro e todos esperavam aquilo.

Porém, os anos se passaram, a categoria amadureceu e nem só do energético do boi bravo vivem as prateleiras. Temos agora marcas competitivas como Flash Power, Flying Horse, Burn, TNT e Monster para falar das mais conhecidas. Das desconhecidas e até duvidosas, aí temos um mundo de marcas disponíveis.

Algumas, com um sabor frutado e cítrico, outras com notas de guaraná ou frutas vermelhas. Ácido ascorbico, cafeina e taurina não podem faltar em nenhuma fórmula, mas o saborzinho de cada uma já são muito diferentes do grande carro chefe dos energéticos em toda a história, o Red Bull.

Fato é que o energético austríaco acaba de inovar no mercado ao lançar a sua fórmula conhecida com a adição de flavors (aroma e sabor) complexos, chamados de edições especiais, The Red Edition, The Blue Edition e The Silver Edition. 


The Red Edition tem sabor Cranberry. Eu particularmente adorei o sabor, é agradável, bem sutil e frutado, apesar de não ter um traço de cranberry (é só ler o rótulo para encontrar concentrado vegetal de cenoura, groselha e açafrão)

 
The Blue Edition tem sabor Blueberrie. Sabor de balada, nada elegante, potente e quase infantil. Mas vai fazer sucesso, fato. (leia-se no rótulo, concentrado vegetal de cenoura e hibisco).

The Silver Edition tem sabor Limão. Bola fora. Num país como o Brasil, que se tem uma proximidade tão grande com o limão, é preciso acertar em cheio. E não foi o que aconteceu. Sabor de limão metálico, sem potência de acidez e com pouca presença de coloração.

Agora é esperar as novidades que virão das marcas concorrentes, porque na minha opinião, os sabores vão pegar. O preço continua no mesmo patamar, o que ajuda a experimentação e nas festas, todo mundo vai querer estar com a latinha diferente.

Semana passada estava andando numa loja de ingredientes orgânicos e me deparei com uma bela surpresa. O primeiro energético organico brasileiro. Se chama Organique e é feito à base de guaraná, erva-mate e açaí. Totalmente natural e orgânico é possível até sentir o sabor do guaraná fresco tirado do mato.

Não é tão fácil de achar ainda, mas assim que encontrar essa latinha, prove.

Mais inovador ainda é a nova entrante no mercado de energéticos. Balada, bebidas, e festas? Nem um pouco.

Quem chega para roubar uma fatia das marcas tradicionais é a americana Starbucks. A maior rede de cafeterias do mundo acaba de lançar seus novos energéticos, à base de um concentrado de chá verde, que eles já começaram a vender no Brasil com o nome de Refreshers. Provei e sim, é muito bom.

Esse sim, a base de suco de frutas, vitamina b e ginseng, são energéticos quase naturais.

Em três sabores, Raspberry Pomegranate, Strawberry Lemonade e Orange Melon, ainda não temos previsão para chegar no Brasil.

Por enquanto, passe na loja deles e prove o Refreshers.

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