Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Show de Carlinhos Brow irá encerrar Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem no 1º de dezembro




Um show do músico Carlinhos Brown, em Salvador, irá marcar no próximo sábado, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o encerramento da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para Sífilis, HIV e hepatites B e C, lançada pelo Ministério da Saúde na última terça-feira, 20 de novembro.

O anúncio sobre a participação do percussionista baiano na campanha foi feito pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante evento com jornalistas na semana passada em São Paulo. Brown tem apoiado em diversas oportunidades o combate ao preconceito e a prevenção do HIV. 

O ministro lembrou que o Brasil tem hoje cerca de 530 mil pessoas infectadas pelo HIV, sendo que 130 mil desconhecem essa situação. “Por isso, estamos distribuindo os testes rápidos para todos os municípios do País e incentivando para que a testagem seja realizada em locais próximos do trabalho das pessoas, especialmente os de grande concentração de jovens”, explicou. 

Desde a sua implantação em 2005, a campanha nacional de incentivo ao diagnóstico ao vírus da aids, chamada de Fique Sabendo, registrou um aumento de 340% no número de testes ofertados (de 528 mil, 2005, para 2,3 milhões, em 2011). De janeiro a setembro deste ano, já foram distribuídas 2,1 milhões de unidades do exame. A expectativa é fechar 2012 com a remessa de cerca de 2,9 milhões, apenas para detecção do HIV.

Para esta Mobilização Nacional, o Ministério enviou às capitais, 386.890 testes rápidos para HIV, 182.500 para sífilis, 93 mil para hepatite B e 93 mil para a C. No total, foram 755.390 unidades de insumos, conforme a solicitação de cada estado. Os testes rápidos para diagnóstico de HIV/aids, hepatites virais e sífilis estão disponíveis, gratuitamente, em toda a Rede Pública de Saúde.

Redação da Agência de Notícias da Aids

DICA DE ENTREVISTA
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel.: (0XX61) 3315.3580

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.