Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 4 de novembro de 2012

Você sabe trocar o óleo da rabeta do seu motor de popa? Nós te ensinamos como



Trocar o óleo da rabeta de qualquer motor de popa (o que deve ser feito a cada 100 horas ou seis meses de uso) é algo simples. Não exige grande conhecimento, muito menos mecânico. Com um pouco de disposição, dá para fazer a operação completa em cerca de uma hora. Em compensação, a troca bem feita pode poupar grandes problemas, porque o óleo da rabeta é o responsável por lubrificar as engrenagens da transmissão que fazem girar o hélice. Com o tempo, este óleo é contaminado com partículas metálicas do próprio desgaste das peças e perde propriedades lubrificantes, o que pode danificar toda a estrutura da transmissão — daí a necessidade da troca. Que, no entanto, você mesmo pode fazer.

Veja como.

 

Logo depois do uso, com o motor fora d´água, coloque-o bem de pé, para que o óleo desça até o fundo da rabeta e saia com mais facilidade.

 

Coloque uma bandeja para receber um óleo usado, perto do parafuso inferior de escoamento. O tamanho dela depende da quantidade de litros do seu motor.

 

Com uma chave de fenda grande, retire o parafuso inferior. Gotas de óleo irão cair, mas não tudo o que está dentro, já que ainda falta retirar o parafuso superior do nível de óleo. Só depois de retirá-lo que o óleo vazará completamente.

 

Quase sempre o parafuso inferior é imantado para reter as partículas metálicas do desgaste interno das peças. Limpe-o com o pano.

 

Tire o parafuso superior e espere alguns minutos para que o óleo escorra na bandeja. Geralmente bem ao lado deste parafuso há a inscrição “oil level”, que indica o nível de óleo.

  

Se o óleo estiver escuro demais, o conjunto de transmissão de rabeta pode estar se desgastando possivelmente por que você não trocou o óleo no tempo certo. Já se estiver esbranquiçado, pode estar entrando água pelo retentor do cubo do hélice.

 

Com uma bomba de pressurização manual, injete o óleo pelo parafuso inferior. É a etapa mais delicada, pois só se sabe se está cheio quando o óleo escorre pelo parafuso superior. Atenção: o tipo e a quantidade de óleo necessários estão especificados no manual.

 

Depois de cheio e já escorrendo o óleo por cima, coloque o parafuso superior de volta e, só depois, tire o bico injetor do orifício inferior.

  

Ao mesmo tempo em que retirar o bico injetor e a bandeja, coloque o parafuso inferior. Depois com um pano, limpe as bordas dos dois parafusos. Pronto: Terminou! 

O que você vai precisar
Tenha à mão: chave de fenda, muitos panos e uma bomba de pressurização.Caso não tenha uma bomba, injete o óleo usando apenas uma mangueira. Esta, porém, tem que ficar acima do orifício superior, justamente para aproveitar a força da gravidade e empurrar o óleo para dentro da rabeta.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.