Apesar do bom trabalho executado pelos coletores de lixo em Santa Cruz Cabrália-BA, o risco de acidentes entre os profissionais desse setor é constante porque a Prefeitura não obedece às normas de segurança no trabalho. E o que é pior: a maioria faz a refeição com a própria roupa do corpo, que teve contato com o lixo.
O caso gerou polêmica em anos anteriores e o problema ainda continua. Não é difícil flagrar a irregularidade, como mostra as fotografias que ilustram essa matéria.
Até o fechamento desta edição os coletores continuavam expostos ao risco de acidentes no trabalho.
Jamell Dantas - Nova Iguaçu - RJ:
Realmente trabalhar sem Equipamento de Proteção Individual (EPI)é arriscado. A função de coletor de lixo tem um grau de risco elevado devido aos perigos encontrados nas sacolas de lixo, latões e nas ruas; como quebra-molas (lombadas)o motorista ao passar rápido os coletores que estão pendurados lá atrás são arremessados para o alto; ao descer do caminhão enfiar o pé e torcer em um buraco; cachorros correndo atrás, preconceitos das pessoas tampando o nariz pelo mal cheiro, sem contar o cheiro do chorume que cai quando o caminhão faz curva. Essa profissão tem o risco biológico elevado, sendo assim, devem receber adicional de insalubridade. Os níveis de acidentes no trabalho nesta área é grande mesmo usando os equipamentos de Segurança, apenas imagino a estatística de acidente sem o uso desses EPI's.
Jamell Dantas Téc. em Segurança