Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Árvores são derrubadas em Cabrália para extração de areia




Dezenas de árvores centenárias são destruídas e assassinadas diariamente em Santa Cruz Cabrália-BA, a área de Mata Atlântica já destruída para a extração de areia  em Cabrália já chega a ter o tamanho de 3 campos de futebol, e autoridades tanto do IBAMA quanto da cidade, fazem vistas grossas para o real problema, equipamentos como moto serras, tratores e caminhões extraindo areia, são vistos normalmente na área de Mata Atlântica acima do bairro Loteamento Paraíso do Descobrimento, próximo ao distrito da Coroa Vermelha.

(Foto Google Earth da Área desmatada em Santa Cruz Cabrália-BA)


As atividades de extração mineral são de grande importância para o desenvolvimento social, mas também são responsáveis por impactos ambientais negativos muitas vezes irreversíveis (BRANDT, 1998). Estes se tornam mais visíveis com a dinamização do processo de industrialização e o crescimento das cidades, que aceleram os conflitos entre a necessidade de buscar matérias-primas e a conservação do meio ambiente (POPP, 1992).

Segundo o Sumário Mineral/2001, publicado pelo DNPM (2002), a mineração da areia em leitos de rios é responsável por 90% da produção brasileira; no Estado de São Paulo, a relação é de: 45,0% é proveniente de várzeas, 35,0% de leitos de rios e o restante de outras fontes.

Cerca de 2.000 empresas se dedicam à extração de areia no país, na grande maioria pequenas empresas familiares, gerando cerca de 45.000 empregos diretos, 60,0% produzem menos de 10.000 t/mês, 35,0% entre 10.000 e 25.000 t/mês e 5,0% mais que 25.000 t/mês, ressaltando-se que o produto mineral possui baixo valor econômico, sendo até 2/3 do seu preço devido ao transporte. Em concordância com isso, Valverde e Sintoni (1994) argumentaram que a mineração de areia torna-se problemática, pois se constitui na busca de matéria-prima de baixa relação preço/volume, sendo seu principal fator limitante a distância do mercado consumidor. Desse modo, as mineradoras procuram áreas o mais próximo possível dos centros de consumo (centros urbanos na sua maioria), o que potencializa situações de conflito entre a mineração e o uso urbano do espaço.

Nesse contexto, e reconhecendo que esse tipo de empreendimento, denominado extração de areia, apresenta forte perfil impactante, faz-se necessária a compreensão, em base científica, dos reais impactos dele oriundos, o que justifica a avaliação prévia da compatibilidade do seu desenvolvimento com a conservação dos recursos naturais.

Até o final da publicação desta matéria nenhuma autoridade de Santa Cruz Cabrália-BA ou IBAMA se pronunciaram sobre o assunto.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.