Há 15 anos que a CVC retirou o lucro de direito dos guias da CVC no extremo sul baiano, hoje o guia de turismo da CVC recebe uma diária de 65 reais, a menor do Brasil na atualidade, sem direito a receber a comissão de direito da cabana e restaurante de 10% e que a empresa CVC recolhe mensalmente dos proprietários de cabana de praia.
Muitos Guias da CVC alegam que a comissão de consumo das barracas e restaurantes de praia é para pagar as diárias de 65 reais em turnos diários de 12 horas.
Resumindo as diárias do Guias da CVC são pagas com o consumo dos turistas o que é errado pelo padrão do turismo brasileiro mas em Porto Seguro como não há uma defensoria da profissão empresários da CVC aproveitam e fazem a farra.
Sendo que um ônibus da CVC com 48 passageiros consomem em média R$ 3 mil reais em uma cabana de praia, que seria 300 reais de comissão, o que daria para pagar mais de 4 guias pelo seu trabalho na empresa diariamente.
Até o final dessa matéria, a empresa não se pronunciou sobre a infeliz retirada da comissão dos guias da CVC durante 15 anos que seria um desfalque de mais de 15 bilhões de reais segundo pesquisa nos bolsos de cada profissional.