Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CVC, Humilha estagiários, e não paga VALE TRANSPORTE, Vergonha além de cobrar passeios CARÍSSIMOS!



Confira as principais dúvidas da Lei de Estágios

Com a publicação da nova Lei de Estágios, nº 11.788/08, estudantes, empresas e instituições de ensino tiveram muitas dúvidas. O Nube participou de várias atividades e organizou alguns eventos nesse período, entre eles a palestra ‘Lei de Estágio e suas Implicações’, para esclarecer os principais pontos das novas regras em vigor. A mesma ocorreu no Hotel Renaissance no dia 11 de novembro, no Centro Universitário Belo Horizonte – Uni-BH em 4 dezembro, e, no dia 16, na Associação Comercial de São Caetano do Sul.

Veja agora as respostas das principais dúvidas sobre a nova legislação levantadas pelos participantes desses eventos e também publicada na Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio (Lei 11.788/2008).

O intervalo de almoço pode ser incorporado nas seis ou quatro horas da jornada diária?
Sim. O estágio é um ato educativo e o estagiário também deve ter intervalo desde que citado no Termo de Compromisso. Por exemplo: o estagiário pode entrar às 9h e estagiar até às 12h, almoçar das 12h às 13h e concluir sua jornada das 13h às 16h.

O estagiário pode realizar atividades por 8 horas em dias que não tem aula?
Somente para os cursos que alternam teoria e prática, como Fisioterapia, Odontologia, Medicina, entre outros. De acordo com o Art. 10º, § 1º o estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.

Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio?
O cuprimento dos incisos estabelecidos no art. 3o. da Lei 11.788/2008:

I - matrícula e freqüência regular do educando público-alvo da lei;
II - celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; e 
III - compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.

A empresa pode montar um banco de horas?
Não. O Nube aconselha as empresas a não montar banco de horas para não caracterizar vínculo empregatício.

O recesso remunerado pode ser dividido? 
Sim. O período de recesso é obrigatório, mas os dias podem ser combinados, devendo–se documentar cada período. 

Posso postergar o recesso em até quantos meses?
O ideal é conceder o recesso até as próximas férias escolares, já que de acordo com o Art. 13. é assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, período de 30 dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares. 

O recesso pode ser antecipado?
Sim. O recesso pode ser antecipado de acordo com a necessidade da empresa, ou proporcional aos dias trabalhados, em comum acordo das partes envolvidas.

A empresa pode descontar as faltas do estagiário de seu recesso?
Não. Há somente a possibilidade de descontar as horas não trabalhadas da bolsa–auxílio, já que ela pode ser concedida por mês ou por hora.

E se acabar o estágio antes de completar 12 meses?
É preciso conceder o recesso proporcional aos meses de atividade nos casos de o estágio ter duração inferior a um ano.

É preciso pagar proporcionalmente o recesso caso o estágio exceda 12 meses?
Sim. Considerando que o estágio poderá ter duração de até 24 meses, e no caso de pessoa com deficiência não há limite legal estabelecido, entende-se que dentro de cada período de 12 meses o estagiário deverá ter um recesso de 30 dias, que poderá ser concedido em período contínuo ou fracionado, conforme estabelecido no Termo de Compromisso. O recesso será concedido, preferencialmente, durante o período de férias escolares e de forma proporcional em contratos com duração inferior a 12 meses. 

Pagar ônibus fretado pode ser considerado auxílio-transporte?
Sim. Auxílio-transporte é uma ajuda fornecida ao aluno para custear total ou parcialmente seu deslocamento para o local de estágio, podendo inclusive, ser concedido por meio de transporte próprio da empresa, devendo estar regulado no Termo de Compromisso.

Qual porcentagem deve ser concedida para o auxílio-transporte?
A lei não estabelece limites, porém orientamos pagar como auxílio-transporte pelo menos 50% do valor total, o ideal é oferecer de 80% a 100%.

O auxílio-transporte pode ser descontado da bolsa-auxílio?
Não. Estágio não é CLT, portanto, não deve ser descontado como o vale-transporte.

O sócio que trabalha dentro de sua empresa pode ser considerado um funcionário, para somar ao quadro de efetivos na hora de contratar estagiários do ensino médio?
Não, somente empregados contratados podem ser incluídos.

Se a empresa tiver 11 funcionários e cinco estagiários de ensino médio, ao demitir dois funcionários, precisa demitir três estagiários?
Sim, pois a lei é clara. De acordo com o Art. 17. o número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estágio deverá atender as seguintes proporções:
I — de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário;
II — de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários;
III — de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco) estagiérios;
IV — acima de 25 (vinte e cinco) empregados: até 20% de estagiários.

Portanto, se de 11 funcionários a empresa passar a ter apenas nove, ela se enquadra no item II do artigo 17, podendo ter somente dois estagiários.

Temporários e contratos de efetivos em experiência podem ser incluídos como funcionários da empresa, para contratação de estagiários do ensino médio?
Sim, mas caso algum deles seja desvinculado da empresa, é preciso rever a proporção para saber se a quantidade de estagiários ainda se enquadra à cota do artigo 17 da nova lei.

É necessário disponibilizar 10% das vagas ou obrigatoriamente contratar 10% de portadores de deficiência?
De acordo com o Art. 17º § 5º fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pela parte concedente do estágio. Ou seja, as empresas devem disponibilizar, mas não necessariamente preencher as vagas para portadores de deficiência.
De acordo com o censo 2007 do MEC, temos 16.112 alunos no ensino médio, que equivale a 0,18% do total. Já no ensino superior, são 6.960 alunos (0,14%) portadores de deficiência. Ou seja, não há estudantes no ensino superior, tampouco no médio, para suprir essa demanda.

A empresa pode oferecer outros benefícios, como assistência médica, odontológica, auxílio alimentação, bônus, premiações, participação nos lucros e resultados?
Sim. A empresa concedente pode fornecer outros benefícios além dos obrigatórios, que são a bolsa-auxílio, o auxílio-transporte e o recesso remunerado, sem caracterizar vínculo empregatício.

O profissional liberal pode contratar estagiários?

Sim, desde que esteja devidamente registrado em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

Há limite para contratação de estagiários do ensino médio e superior?
Não, de acordo com o artigo 17, §4º não se aplica o disposto no caput deste artigo aos estágios de nível superior e de nível médio profissional. Ou seja, a cota a que se refere o artigo 17 vale somente para estudantes do ensino médio.

É necessário aplicar exames admissional, periódico e demissional ao estagiário?
Não. De acordo com o Art. 14. aplica–-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio. Logo, é necessário manter um bom ambiente e condições de segurança e saúde nas atividades.

Essas foram as principais dúvidas recolhidas pelo Nube nos diversos debates que participou. Caso você tenha alguma pergunta, entre em contato conosco que a esclareceremos.

DESONESTIDADE OU... ?



Desonestidade é uma doença que ataca as pessoas mais fracas e dependentes. Às vezes o sujeito não sabe como botar o pão na mesa e acaba furtando o pão alheio. Isso é até perdoável quando se trata de sobreviver a qualquer custo.

 Mas quando um sujeito, OU UMA EQUIPE, se torna desonesta só por ter que puxar o saco do patrão para manter um emprego, aí é caso de lamentar pela alma do grupo.

Um dos exemplos mais gritantes está nesta pergunta feita por um jornalista da rádio, apelidada de "palanque", por causa de sua tendenciosa maneira de apresentar as notícias. A sequencia acontece no FEICE, onde malhar a atual administração ( qualquer que seja o Prefeito de Plantão ) é esporte favorito de muita gente.

Façam vosso julgamento, meus caros leitores:
A pergunta feita por AELSON SOUZA CARDOSO no Feice:

- Porto Seguro ficou de fora dos investimentos do governo federal em saneamento e pavimentação - será porque?”

- Don Giovanni De Vita disse: ( no feice )
Aelson Souza Cardoso, deixe de ser maldoso, meu rapaz. Se quiser ser Jornalista veja os dois lados da notícia. Seu Patrão tem motivos para falar besteiras. Mas vc não, né Ou o salário te obriga a só dizer o que UBA e TARCIZO querem que se diga ? Vou postar abaixo um trecho da explicação. Aceite se quiser, viu ? Ninguém é obrigado a acreditar na verdade.

Aqui a resposta de Miro Topa Tudo no Blog dele.

- "Outra relevante mentira a circular na cidade é que, por falta de projetos, Porto Seguro estará deixando de receber uma pequena fortuna de verbas federais, provenientes do PAC, e que Eunápolis vai receber mais de 100 milhões de reais.
O que os adversários da prefeita Cláudia Oliveira não têm esclarecido à população é que, se Eunápolis vai receber tais obras, é porque, no ano passado, Robério deixou os projetos prontos e a cidade vizinha apta a receber tais benefícios, com suas Certidões Negativas de Débitos em dia, requisito básico para liberação dos recursos. Sem a certidões, nada feito.
Portanto, bem ao contrário de Porto Seguro, que não enviou projeto nenhum, não possui ainda as CND´s – devem, segundo informações, estar sendo regularizadas todas ainda neste mês – e não está apta a receber os recursos, os quais só devem chegar à nossa cidade no próximo ano.
Ou seja, a responsabilidade pela elaboração de tais projetos competia à administração passada, e que acabou se embananando toda no ano passado, devido ao fato do ex-prefeito ter ultrapassada a capacidade orçamentária do município, associado à drástica queda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, por obra da presidente Dilma, que retira verbas dos municípios para fazer suas bondades – através de redução de IPI´s – e alimentar sua política assistencialista e populista, marcas maiores do governo petista."

É mole ?

Acabe com o estresse treinando a mente



O que é estresse (ou stress)

Estresse (ou stress) é um instinto. O corpo reage quando se depara com uma ameaça real ou imaginária. A pressão arterial sobe, a freqüência cardíaca aumenta, a respiração fica ofegante, os músculos ficam tensos, dá dor de barriga. Observem que eu disse ameaça real ou imaginária, você pode tanto estar sendo atacado por uma pessoa furiosa como pode estar imaginando que o namorado vai romper com você – pois você “percebeu” que ele está com um ar distante, ou imagina que o chefe vai te demitir porque esta semana ele te cobrou mais do que o normal. Independente de estas situações serem verdadeiras, se te passou pela cabeça que seu chefe vai te demitir o corpo acredita, e acreditando começará a reagir como se fosse verdade. Na realidade seu cérebro não sabe o que é real, tudo o que você pensa, como o que você vive de fato, é percebido pelo cérebro como realidade.

A repetição dessa reação do seu corpo ao estresse faz com que você produza hormônios que podem ser perigosíssimos, podem desencadear desde uma simples dor de cabeça como infarto.

Sintomas relacionados ao estresse (stress)

Os sintomas psicológicos podem ser: ansiedade, tensão, confusão, irritabilidade, frustração, ira, ressentimento, hipersensibilidade, você fica muito reativo, passa a ter dificuldade na comunicação com as pessoas, se afasta das pessoas, e o pior, se sente isolado, insatisfeito com o trabalho, com a vida, aparece a fadiga mental, prejuízo do funcionamento intelectual, perda da concentração, da espontaneidade, da criatividade e da auto estima. Enfim, você se odeia!

Os sintomas físicos do estresse: Aumento da pressão sanguínea, problemas gastrointestinais, fadiga física, sudorese, problemas de pele, dor de cabeça, distúrbios do sono, etc. Comportamento do estressado.

Sintomas comportamentais do estresse são: “Deixar para amanhã”, evitação do trabalho, você fica menos produtivo, uso e abuso do álcool e drogas tanto legais como ilegais, come em excesso, o que leva a obesidade, ou come muito pouco, depende de cada pessoa, a que costuma ter pouco apetite, em estresse esse apetite some de vez, quem tem mais apetite vira um leão pra comer, e em casos de estresse mais graves pode acontecer até tentativa de suicídio.

Estresse interno e estresse externo

O estresse (ou stress) pode vir de fora de, como por exemplo problemas com a família, trabalho, amigos, ou pode ser interno, quando se luta com um conflito emocional, por exemplo, quando a pessoa se impõe a padrões muito elevados, só se aceita se estiver tudo perfeito em sua vida, sofre um estresse que ela mesma criou. Outros conflitos emocionais são as ansiedades, frustrações, angustias, mágoas, decepções, raivas, etc.

Conseqüências do estresse (stress)

O principal hormônio envolvido nesse processo é o cortisol. Quando o estresse é passageiro a produção do cortisol é pouca, o suficiente apenas para te deixar alerta, o que é bom, porque te permite enfrentar a ameaça, mas se o estresse for crônico, todo dia, toda hora tua cabeça vive com mil preocupações como, por exemplo, você remoendo o pânico de procurar emprego, o marido que nunca chega cedo em casa, seu chefe que sempre acusa erro em seus relatórios, é essa timidez que te deixa sem graça diante das pessoas. Cada um destes eventos vai produzindo cada vez mais cortisol em seu seu organismo. O que é um perigo, tanto mental como físico, pois aumenta o risco de acumulo de gordura nas paredes das artérias, eleva a pressão arterial, enfraquece os glóbulos brancos, e com isso reduz a capacidade do organismo lutar contra as doenças. Já ouviram falar das tais doenças psicossomáticas? Do psicológico afetando o corpo? Tudo começa por aí. Você passa por problemas psicológicos, traumas, se torna emocionalmente debilitado e chega uma hora que o corpo padece também.

Depois de anos de estresse o corpo começa a desmoronar: a memória vai pro brejo, o sistema imunológico fica enfraquecido, ou seja, você fica muito mais suscetível a tudo quanto é doença e nem sabe porque, hipertensão, problemas de estomago, problemas dermatológicos, dificuldades digestivas, etc.

Porque algumas pessoas não se estressam

Tem gente que passa por fortes situações, perde um ente querido, por exemplo, e ainda assim supera, claro que com dor, luto, mas consegue levar sua vida normalmente. Não é porque a pessoa não gostava desse ente querido, gostava e muito. Tem gente que vive com a agenda lotada 14 horas por dia de obrigações, coisas pra fazer, trabalho e responsabilidades, e ainda assim vive sem estresse, enquanto outros se desestruturam totalmente. Ou seja, algumas pessoas tem boa capacidade de enfrentamento e outras não tem, ou num dado momento tem boa capacidade de enfrentamento e em outro momento já vai tudo por água abaixo.

Pode ser que o estressado nem sabe qual é a fonte de estresse, isso você percebe quando não há nada de muito ruim na sua vida, mas ainda assim está morto de cansado: “aparentemente minha vida não tem nada de catastrófico, mas eu não estou bem”. A resposta é: você não dispõe de armas pra vencer o estresse.

Porque algumas pessoas são mais estressadas que outras

Você é do jeito que é, ou seja, infeliz, entusiasmado, cismado, carrancudo, pró-ativo, enfim, tanto suas qualidades como defeitos psicológicos devido a 3 fatores:

Genética. Você é assim porque recebeu gens que determinam seu estado de humor.

Ambiente, ou seja, você é do jeito que é porque aprendeu ser assim, lhe disseram pra ser assim, “menina dê a vez para as outras pessoas” aí você aprende que você nunca tem vez, que todo mundo é mais importante que você. Aprendeu porque viu exemplos de pessoas sendo assim, viu seu pai ser demitido e ficar em casa arrasado, e com isso aprendeu que não adianta lutar, o negócio é desistir. Se você teve um pai que vivia dizendo “ninguém é amigo de ninguém, todo mundo trai quando tem uma oportunidade”, claro que você vai aprender a ser inseguro, você aprende a ter uma visão negativa a respeito das pessoas e, claro que vai aplicar nos seus relacionamentos pro resto da vida, qualquer amigo ou namorado vai viver sob seu olhar desconfiado. Enfim, a vida ensina de tudo quanto é jeito.

O terceiro fator é o mais bacana:

Você é do jeito que é por sua causa mesmo. É isso aí! Você pode contar com você pra ser o que você quiser ser. Ou seja, através de atividades intencionais você pode determinar o quanto será leve, espontâneo, e feliz.

Tenho até as proporções pra cada fator. As circunstâncias da vida, o quanto você é feliz porque teve um pai legal, uma mão carinhosa, é só 10% do seu total de felicidade. A genética é um ponto decisivo, decide 50% da sua cota de felicidade, ou seja, pode ter a vida maravilhosa que for, mas 50% da sua felicidade você já nasceu com você. Tanto é que gêmeos idênticos criados separados, sob circunstâncias bem diferentes tendem a ter um patamar de felicidade bem parecido, não importa o que tenha acontecido com eles. Mas o que normalmente se deixa de lado, e é um desperdício, são os 40% restante, que é a parte que pode ser alterado por nossas atividades, nossas atitudes intencionais. Ou seja, por mais que você acha que é infeliz por causa o seu corpo, do seu trabalho, da colega que te perturba, com o casamento. Pare! você pode mudar todo seu estado de animo com muita disciplina e autocontrole pra desaprender crenças que estão te limitando.

Enfrentar os problemas

Enfrentar significa usar uma das três saídas:

1ª superar o problema,

2ª cair fora do problema ou

3ª conviver com o problema.

Ou seja, ou você elimina o problema, ou cai fora do problema, ou aprende a conviver com ele. Isso é enfrentamento. Ex: Seu casamento está sendo um problema, mas você não consegue resolver nem consegue sair do problema (não consegue se separar), e nem dá pra aprender a conviver com ele, aí sim, chegamos no estresse. Você está num beco sem saída, está estressado.

O que fazer para combater o estresse Relaxar. Fácil falar, não? “Relaxa!” Já ouviram algo assim? É irritante, mas não deixa de ser verdadeiro, pois relaxando o corpo produz mais oxido nítrico, molécula antídoto contra o cortisol.

Como relaxar

Aprendendo a flexibilizar o pensamento. Aprender a pensar racionalmente. Aprender a resolver os problemas do dia a dia. Usar o lado esquerdo do cérebro - por mais que digam que se deve desenvolver o lado direito, que é o lado das emoções e da criatividade, na realidade o lado direito é responsável pelo descontrole emocional, quando você fortalece o lado esquerdo, que é o lado da lógica, do raciocínio, da atenção e do controle das emoções, você consegue mais equilíbrio e paz de espírito. Quando você não consegue sozinho você pode contar com o trabalho do psicólogo e da psicoterapia.

Como a psicoterapia age no combate ao estresse

Tratando a ansiedade, a depressão, ou seja tratando seu estado psicológico.  Tanto a Terapia Cognitiva Comportamental como a psicanálise te ensina a identificar os pensamentos automáticos destrutivos e reavaliar sua vida. Muita gente sofre por fazer uma interpretação errada das situações do dia a dia. Por exemplo, uma pessoa se acha imprestável e sofre porque vive como se isso fosse verdade, na terapia a gente tem a possibilidade de identificar de onde vem essa idéia. Será que foi da sua criação? Será que a pessoa foi passando por situações negativas e repetitivas que foram estabelecendo esquemas negativos dentro de sua mente? O psicólogo trabalha para que essas crenças disfuncionais sejam corrigidas no que for possível.

Insegurança promove estresse

É preciso encontrar segurança interna. A pessoa segura não sente o estresse tão facilmente. Ser seguro é perceber-se forte e resistente às emoções destrutivas. Não falo da percepção de segurança falsa, aquela adquirida com pensamento positivo, aquela coisa de acordar olhar no espelho e repetir “você é lindo, forte e sua via é perfeita”, eu falo do pensamento racional, verdadeiro, que admite que haja adversidades, mas que você pode encará-las como oportunidade de crescimento, sempre aproveitando a vida como aprendizagem. Aprender é sempre muito mais interessante do que nunca errar, nunca se deparar com o chefe chato, com o namorado que enrola, o transito, a chuva, o medo, etc.

Estresse = desgaste psicológico

Quando entendemos as situações que produzem estresse passamos a entender o próprio desgaste psicológico. Estresse não é trabalhar muito e ficar cansado, isso você recupera numa noite bem dormida, o verdadeiro estresse é a “cabeça” cansada, a dificuldade em se tornar independente, a insegurança, a falta de auto-estima, o ciúme desproporcional e todas as situações onde você se sente vulnerável e incapaz de superar.

Como mudar seu próprio cérebro

Ao se manter o estressado você debilita seu próprio cérebro. Mas eu tenho boas noticias da neurociência, segundo neurocientistas nós podemos mudar nosso cérebro. Uma pessoa quem vem se sentindo estressado, de mal com a vida, irritado, depressivo, sem animo, pode mudar isso tudo de forma voluntária e intencional.

O que é mente e o que é cérebro

Cérebro é a parte física, é essa massa cinzenta que você tem aí dentro da sua caixa craniana que pesa um pouco mais de um quilo. É o tecido biológico. A mente é o resultado do funcionamento do cérebro, são os pensamentos, os sentimentos, e as emoções. É como se o cérebro fosse o hardware, e a mente o software. Mas a diferença da sua cabeça pra um computador é que seu software não pode alterar o hardware, ou seja, o programa não pode mudar a máquina, coisa que é possível entre a mente e o cérebro.

Vou explicar. Por exemplo, tem um problema no trabalho e já começa a pensar: “vou ser demitido, nunca vou conseguir as coisas, nada dá certo na minha vida”. Quando essa pessoa altera os padrões disfuncionais de pensamento, como faz a TCC, Terapia Cognitiva Comportamental, e passa a pensar diferente: “Isso é só um obstáculo, posso muito bem aprender a contornar essa dificuldade no trabalho, pesquisar novas técnicas para aplicar em meu trabalho como outras pessoas já fizeram e tiveram até promoção”. Ao desenvolver esse novo padrão de pensamento a parte do seu cérebro que gerava pensamentos obsessivos é reduzido, e a parte que gera emoções positivas aumenta. Isso prova que há uma conexão entre a região responsável pelos pensamentos e a região encarregada das emoções. Quando você muda seus pensamentos você muda seus sentimentos, e essa mudança é visível no cérebro, estruturalmente seu cérebro mudou.

Desenvolvendo Recursos Pessoais

Um dos recursos pessoais mais importantes é o senso de auto-eficácia. Auto-eficácia significa que você acredita em si mesmo, você percebe que tem condições de enfrentar ou resolver seus próprios problemas. O senso de auto-eficácia pode ser adquirido naturalmente, ou seja, os sucessos que você teve no passado te oferecem base para perceber que poderá se sair bem nas próximas situações problemáticas da vida.

Quando a pessoa fracassa em algum momento da vida tende a considerar que suas novas tentativas também vão dar em fracasso, o que não é verdade necessariamente, mas por não acreditar em si mesmo (não desenvolver o senso de auto-eficácia) nem tentará resolver o novo problema, o problema cresce, e pronto! Virou uma profecia que se auto realizou. Tanto ela achou que a coisa não daria certo que não deu mesmo. E o interessante é que ela nem percebe que foi ela que fez a coisa dar errado, foi sua falta de iniciativa de pelo menos tentar.

Quanto mais fraco for o senso de auto-eficácia de uma pessoa, menos ela vai enfrentar os problemas e mais estressada ficará. Auto-eficácia é como uma lupa, se você a usar direito você vai usar a lente de aumento e verá tudo de forma mais clara, tudo maior, mas se usar a lupa do lado contrário tudo fica muito difícil de ver. Auto eficaz é a pessoa que vê sua capacidade com a lente de aumento, e olha para os problemas com o lado que diminui. O estressado já olha os problemas pela lente de aumento, e mesmo sendo problemas pequenos ele os vê como insolúveis, insuperáveis.

Mesmo que a pessoa não tenha adquirido este senso naturalmente com a vida, ainda assim é possível desenvolve-lo através do trabalho do psicólogo, em psicoterapia.

Conclusão

Você pode se treinar a se sentir melhor, independente do que esteja acontecendo na sua vida. O seu cérebro vai acompanhar esse treino e vai se alterar. Você vai funcionar diferente. Quer ver um exemplo. Monges budistas, que treinam meditação muito intensamente trabalhando a compaixão tem a parte do cérebro responsável pela empatia e pelo altruísmo bem aumentada, esse é o lado esquerdo do cérebro.

As conexões entre as células nervosas ficam mais fortes, é como quando você faz musculação, as conexões entre as fibras do músculo do seu braço ficam mais fortes. Mudar os pensamentos é como fazer musculação no seu cérebro. É possível aumentar o seu bem estar por meio de treino mental. A palavra chave é intenção, você pode mudar se trabalhar intencionalmente pra essa finalidade.

A decisão de ser feliz está em suas mãos. O estado mental pode estar sob nosso controle. Ele pode ser mudado com treinamento. A ciência está estudando quais exercícios mentais diminuem o sofrimento e eu sou uma das maiores entusiastas destes estudos .

VERGONHA! Com baixa qualidade do ensino e má formação de docentes, Cabrália tem posição de 3.184º de educação no Brasil



O IDHM 2013 (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), divulgado, mostra que, apesar de apresentar maior progresso, a educação ainda fica abaixo dos outros subíndices que compõem o indicador: saúde (expectativa de vida) e renda. Para Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP, é inegável dizer que a educação está melhorando, "o problema é que ainda não chegamos a patamares adequados de qualidade".

Ao analisar o item educação isoladamente, o Brasil subiu de 0,279 (em 1991) para 0,637 (em 2010). É a dimensão que mais avançou nos últimos anos (128,3%), puxada principalmente pelo fluxo escolar de jovens, que ficou 2,5 vezes maior em 2010 em relação a 1991. No entanto, é o único subíndice brasileiro classificado na faixa média do desenvolvimento humano.

Santa Cruz Cabrália a esperança de vida ao nascer é de 66,533, Adultos alfabetizados 0,759, frequência escolar 0,726, Renda por habitante mensal 164,494, índice de esperança de vida 0,692, índice de educação 0,748, PIB de Cabrália 0,625, Desenvolvimento Humano de Cabrália 0,688, Posição de Cabrália no Brasil é a 3184º Lugar.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Movimentos Sociais repudiam 'declaração homofóbica' e organizam ‘beijaço’


O Movimento do Espírito Lilás (MEL), o Movimento de Mulheres Maria Quitéria e a comissão de diversidade sexual e direito homoafetivo da OAB da Paraíba realizam uma reunião nesta sexta (25) para a elaboração de uma nota de repúdio contra as declarações preconceituosas e homofóbicas feitas por representantes do shopping Tambiá.
A reunião marcada para as 15h tem como objetivo tirar uma nota pública de repúdio e além disso, os movimentos sociais envolvidos devem entrar com uma ação cívica contra o shopping pela declaração.
“Nos sentimos extremamente constrangidos e agredidos com a declaração que proíbe o beijo em espaço público, pois não existe nada na Constituição Brasileira que fundamente tal tipo de preconceito ou agressão. Ao contrário, temos uma Constituição que rege contra o preconceito e descriminação”, reclama o presidente do MEL, Renan Palmeira.
Além da nota e da ação, os movimentos estão organizando um ato intitulado ‘beijaço’, marcado para o domingo (27) a partir do meio dia. Clique aqui para ver a página do evento no facebook
Mesmo com a nota saindo apenas nesta sexta (25), Palmeira conta que os movimentos repudiam a fala preconceituosa e homofóbica do shopping Tambiá. 
A declaração foi feita por parte da dona do Café São Braz que é esposa de um dos donos do shopping rebatendo as acusações de que o estabelecimento estaria tratando as pessoas com preconceito ela negou e disse apenas que os seguranças eram orientados para pedir aos homossexuais que parassem de se beijar na praça de alimentação para as crianças não verem. 

Marília Domingues

Propaganda mexicana choca o mundo ao mostrar crianças no lugar de adultos; assista



Esse é um vídeo produzido no México com o intuito de chamar a atenção das autoridades locais quanto ao estado em que as crianças do país são deixadas.
A propaganda mexicana que chocou o mundo inteiro serviria muito bem para o Brasil também. Imperdível! Confiram.

Mulheres excitadas sentem menos nojo, diz pesquisa



E não perdem o nojo só em situações ligadas ao sexo, caro leitor. Excitadas, as mulheres sentem mais coragem até de usar papel higiênico do lixo (ui). Sério. Dá uma olhada.
A pesquisa veio lá da Universidade de Groningen, na Holanda. As 90 voluntárias, meio malucas, foram divididas em três grupos: algumas seriam excitadas sexualmente (com filmes pornôs, vibradores e outras cositas), outras receberiam estímulos positivos, mas sem qualquer relação comsexo, e a outra turma seria neutra, sem sentir nenhum tipo de excitação.
Para excitar o pessoal, os gênios holandeses mostraram filmes pornôs ao primeiro grupo, aventura ao segundo, e umas cenas de trens e paisagens à turma que não podia se divertir neutra.
Depois de assistir aos vídeos, as mulheres tiveram de cumprir algumas tarefas nada prazerosas, como secar as mãos com papel higiênico usado, tocar em camisinhas usadas, lubrificar umvibrador e tomar um gole de suco com um inseto dentro. Elas não sabiam, mas era tudo uma farsa, todos os objetos eram novos e o bichinho no suco era de mentirinha. De qualquer forma, entre todas as participantes, as mulheres excitadas se mostraram bem mais dispostas a encarar os desafios nojentos. Entre os outros dois grupos não houve diferença.
E o estudo não parou por aí. Elas ainda tiveram de completar outras tarefas, do tipo fazer espetar um boneco de voodoo pensando em alguém ou abraçar a camiseta de um pedófilo (isso também era mentira). E, veja só, as mulheres excitadas, mais uma vez, ficaram menos constrangidas ao fazer coisas não tão corretas assim…  No fim da história, foi este o grupo que mais concluiu as tarefas.
Disso tudo os pesquisadores concluíram que a excitação sexual realmente diminui a sensação de nojo, em todos os aspectos. E mais: mulheres que acham o sexo nojento ou não sentem prazer em praticá-lo talvez estejam, na verdade, pouco excitadas. Eles só não sabem se o efeito é o mesmo nos homens.
Alguém aí se voluntaria a fazer o teste e contar o resultado para gente? Hehe

Super Interessante 

Claudia Leite é acusada e plágio por copiar outros jurados e paga mico no 'The Voice'



Nesta semana circulou um vídeo na internet mostrando que alguns "trejeitos" de Claudia Leitte no "The Voice Brasil" são inspirados no comportamento de jurados de outras versões do programa e o público a 'acusou' de plágio.
Mas será que a culpa é mesmo dela? Alguém consegue imaginar a cantora assistindo à versão holandesa do programa na internet? Faz muito mais sentido acreditar que alguém da produção brasileira tenha mostrado a cena e, quem sabe, sugerido que ela se "inspirasse". Ou seja, a culpa pelo constrangimento não é da cantora, segundo Mauricio Stycer.


Folha.com 


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ex-Guias de turismo da CVC de Porto Seguro-BA, criam movimento "BOM SENSO"



Guias da CVC de Porto Seguro-BA, criam "MOVIMENTO BOM SENSO", movimento no qual, reivindica, horas extras, vale transporte entre dezenas de direitos, você que é guia de turismo da CVC ou EX guia, para saber mais sobre o movimento, ligue para 73-91665605, falar com JACKSON SILVA.

VENHA VOCÊ TAMBÉM, E FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA!


sábado, 5 de outubro de 2013

Cabrália News monta seu grupo no JOGO gratuito, mais acessado do EXTREMO SUL DA BAHIA



Legend Online, o jogo 2.5D MMORPG de browser mais popular de 2013 em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Com tema medieval nórdico mágico, possui experiência audio-visual e de combate emocionantes, profunda estória, exploração de mapas, mapas multiplayer, labirinto, chefões, uma experiência chocante! Grande prêmios o aguardando!

O CABRÁLIA NEWS ANTENADO, MONTOU SUA GUILDA (GRUPO DE INTERNAUTAS) E COLOCOU O NOME DE <+TREVAS+> 

SEJAM BEM VINDOS, E VAMOS TROCAR IDÉIAS SOBRE PORTO SEGURO E CABRÁLIA SE DIVERTINDO!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DESAPARECIDA


PROCURA-SE BÁRBARA AGUIAR LIMA

Desaparecida desde 20/09/2013 quem  encontra-la por favor entrar em contato pelo telefone
73-88272024 /32821785 /91390082 os pais de  Bárbara já não sabem mais o que fazer e nem onde encontra-la
Se deseja  também pode entrar em contato com a redação deste blog pelo telefone 73-88654428 81795368





Operação Dilúvio: deputado diz que Polícia capixaba desmoralizou a Polícia baiana



O deputado estadual Carlos Gaban, do DEM, vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, criticou a segurança do Estado da Bahia, que, segundo ele, teria sido desmoralizada com a operação “Dilúvio”, realizada pela polícia capixaba em território baiano.

Para o deputado, a ação da polícia capixaba foi uma verdadeira invasão ao Estado da Bahia. “É lamentável que crimes desta natureza venham acontecendo no Estado da Bahia e nossa polícia não consiga investigar. O crime acontece na cara da Polícia Civil baiana, mas, é necessário que a Polícia Civil do Espírito Santo venha esclarecer”, desabafou.

“Isso mostra a fraqueza da nossa segurança pública, é inadmissível que mais de 70 policiais, mais de 30 viaturas venham invadir o Estado da Bahia para esclarecer um crime que vem ocorrendo aqui, onde está a Polícia Civil baiana?”, seguiu.

Questionou o deputado: “as cidades de Teixeira de Freitas e Itamaraju, no Extremo Sul do Estado, passaram toda terça-feira, 1º de outubro, assustadas diante da ação da polícia capixaba, algo que não podemos admitir; onde está a polícia baiana para permitir algo como isso?”.

“Se nossos policiais não têm condições de investigar os crimes que acontecem aqui, estamos desprotegidos das forças de segurança. Carros sendo desmanchados no nosso quintal, aí é preciso que venha uma polícia de outro Estado para esclarecer um crime destes”, enfatizou o deputado.

“Essa ação mostra que as forças de segurança da Bahia estão deixando a desejar, que nossa polícia não está sabendo investigar, precisamos de ações rápidas por parte do secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, não podemos admitir que isso volte a acontecer”, concluiu Carlos Gaban.

Por SulbahiaNews

Brasil fica no penúltimo lugar em ranking de valorização do professor


O Brasil ficou na penúltima colocação entre 21 nações pesquisadas em um índice sobre a valorização dos professores divulgado nesta quinta-feira (3) pela fundação internacional Varkey Gems, sediada em Londres. O país está à frente apenas de Israel no status dado aos seus educadores. Em primeiro lugar aparece a China, seguida de Grécia, Turquia, Coreia do Sul e Nova Zelândia. 

Os 21 países analisados foram selecionados pelo desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). Em cada nação foram feitas 1 mil entrevistas que levaram em conta o status do professor, a recompensa recebida pelo trabalho e a organização do sistema de ensino. Os países asiáticos tiveram desempenho superior a nações europeias – como Holanda, Reino Unido e França – e aos Estados Unidos, que aparecem no meio da fila. 

A pesquisa também comparou o status do professor a outras profissões. Em dois terços dos países, eles foram comparados a assistentes sociais. No Brasil, Estados Unidos, França e Turquia, as pessoas pensam que os professores são mais semelhantes a bibliotecários. Apenas na China os entrevistados disseram acreditar que o educador tem o mesmo status de um médico. Em relação à confiança de que o professor pode ajudar a dar uma boa educação aos alunos, o Brasil liderou as respostas positivas, seguido da Finlândia. Sobre o salário, 95% dos entrevistados em todos os países disseram que o educador deve ganhar mais do que recebe atualmente.


Por Portal Terra

Pai engravida a filha, é flagrado pela mulher e se mata



Um caso chocou a pequena população do município de Itapé, semana passada. Uma adolescente de 15 anos está grávida do próprio pai, José Raimundo de Oliveira. A menina, que era estuprada pelo homem desde os 10, sofria os abusos em silêncio, porque era ameaçada de morte pelo genitor.

O crime veio à tona, depois de a dona de casa Vanusa Santos Lima flagrar o marido, com quem convivia há 16 anos, em cima da filha, já despida. O criminoso foi encontrado enforcado no último sábado, 28, data do aniversário da menina.

Abatida e com as marcas de sofrimento nítidas no rosto, envelhecido pela dor, Vanusa, em entrevista ao Balanço Geral, relembrou a noite em que descobriu tudo: "Fui me deitar mais cedo e ele ficou para assistir o jogo. Ela (a filha) ficou também assistindo à novela e eu disse que quando acabasse, acordasse o pai, que já tava dormindo no sofá. Aí, depois eu me assustei e vim aqui na sala. Ele estava em cima dela, a roupa dela já tava abaixada".

A mulher disse que nunca desconfiou de nada. "A gente sempre comentava junto os casos (estupro de menor) que passavam na televisão. E ele sempre dizia: "sangue de Cristo tem poder". Nunca imaginei que ele tivesse fazendo isso", revelou.

Antes de se enforcar, José já tinha tentado o suicídio, ingerindo veneno de matar ratos, o popular "Chumbinho". Chegou a ficar internado no hospital, de onde fugiu para se matar. O corpo dele foi encontrado por populares, pendurado numa árvore.

Vanusa, mãe também de um menino de 10 anos, não tem dúvidas do apoio que vai dar à filha a partir de agora. "A gente vai enfrentar tudo o que vier pela frente, por ela e por essa criança inocente que está dentro dela, que não pediu para vir desse jeito, mas que veio. A gente vai dar apoio até o dia que Deus quiser", garantiu a dona de casa.

Questionada pelo repórter Carlos Barbosa sobre o sentimento dela com relação ao fato, a mulher limitou-se a balançar a cabeça, sempre baixa, e sussurrou: "Nem sei". Tanto a adolescente, grávida de três meses e cursando a 7ª serie, quanto a mãe estão tendo acompanhamento psicológico.



Fonte: Verdinho

Para não sair do ar no Brasil, Facebook remove posts ofensivos


RIO – Uma disputa entre vizinhos forçou o Facebook a apagar algumas postagens publicadas na rede social. Na quarta-feira, o juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, em São Paulo, determinou que a empresa tinha 48 horas para remover conteúdo envolvido em uma ação por danos morais e materiais movida pelo dentista Eudes Gondim Júnior contra a apresentadora de TV Luize Altenhofen.
"Uma vez informado o conteúdo ilegal em questão, a ordem judicial foi cumprida", informou o Facebook no início da noite desta quinta-feira.
O caso teve início em janeiro deste ano. O processo, por danos morais e materiais, foi movido por Gondim contra a apresentadora. De acordo com a acusação, um cachorro da artista teria invadido a casa do dentista e ameaçado sua família. Como reação, Gondim atingiu o animal com um barra de ferro. O cão ficou machucado, mas não morreu.
Inconformada com a situação, a artista teria batido com o carro no portão do dentista e publicado no Facebook comentários ofensivos, incluindo o endereço de Gondim. Segundo a defesa, o cachorro teria sido agredido sem justificativa.
— Quando ela colocou no Facebook, a história se espalhou. Meu cliente chegou a ser chamado de assassino — afirma o advogado de Gondim, Paulo Roberto Esteves, que diz ter anexado ao processo o endereço URL de cerca de 20 páginas com as mensagens consideradas ofensivas.
"Sujeito às leis brasileiras"
Em abril, a Justiça determinou, em tutela antecipada, que o Facebook retirasse os comentários do ar. Para tal, a empresa pediu que os endereços URLs das páginas fossem encaminhados. De acordo com o despacho do juiz, o procedimento foi realizado e mesmo assim a decisão não foi cumprida.
No dia 31 de julho, disse o magistrado, o Facebook afirmou não ser responsável pelo gerenciamento do conteúdo e da infraestrutura do site. “Essa incumbência compete a duas outras empresas distintas e autônomas, denominadas Facebook Inc. e Facebook Ireland LTD., localizadas nos Estados Unidos da América e Irlanda, respectivamente”.
“A afirmação, acima transcrita, é uma desconsideração afrontosa à soberania brasileira. É uma desconsideração afrontosa agravada pela notória espionagem estatal, oficial, do governo americano. (…) Se o Facebook opera no Brasil, ele está sujeito às leis brasileiras”, destacou Bonvicino.
Segundo o despacho, em caso de descumprimento o Facebook será retirado do ar. “Oficie-se a Embratel, Telefônica, Vivo, Globalcross, Level 7, Brasil Telecon para que bloqueiem todos os IPs do domínio Facebook.com nos cabos Americas I, Americas II, Atlantis II, Emergia SAM I, Globalcrossing, Global Net e Unisur“.
Até o fim da tarde, a decisão não havia sido cumprida. Em nota, o Facebook informava que a empresa não teria recebido a indicação dos endereços URLs das páginas.
O advogado da apresentadora, Luiz Otavio Boaventura Pacífico, afirma que a ação ainda está em curso e que a disputa em questão é entre o Facebook e a Justiça.



O GLOBO

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Guias da CVC são obrigados levar TURISTAS em sua cabana, sem ganhar nada!


Todos turistas que chegam para visitar nossa cidade, pela OPERADORA CVC, são completamente enganados, pelos guias que recepcionam o mesmo! Eles fazem o mais rápido, a reunião dos passeios, para logo, sem deixar o tempo de pensar para o turista! Ai já foi!

Os guias vendedores CVC, geralmente, velhos, ficam e forçam uma venda mentirosa, para os turistas, e ficam assim, não falam a verdade, vendem forçado o passeio, e o turista depois de tomar o golpe, fica sem graça de pedir devolução (que é direito). E fazem o passeio sem graça!

O vereador PAULINHO TÔA TÔA, apoia a escravidão dos guias da CVC, e nunca lutou pela melhoria!

Pena que são poucos que lutam pela sua LUTA, sem se vender, principalmente para um LIXO de um merda de administrador de cabana, um JERICO, um sem nossão! Irmão de um guia, que não gosta de guia!

Botaram o cara gerente! Mesmo depois que botou "FOGO" EM UMA TURISTA kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, resumindo, o cara é um merda!

Avião cai logo após decolagem e mata 13 pessoas na Nigéria


Pelo menos 13 pessoas morreram nesta quinta-feira (3) na queda de um avião durante a decolagem no aeroporto de Lagos, na Nigéria, devido a problemas no motor. Eram transportados 20 passageiros, segundo fontes de segurança.

O avião estava fretado pela companhia Associated Airline, informou o porta-voz da agência nigeriana de gestão do espaço aéreo, a Supo Atobatele.  De acordo com o porta-voz, o avião seguia para Akure, no Sudoeste do país, quando pegou fogo durante a decolagem.  O porta-voz do Ministério da Aviação, Joe Obi, informou que 13 pessoas morreram, seis ficaram feridas e uma ainda está desaparecida. 

A aeronave era um modelo Embraer-120. Segundo uma fonte da polícia, o piloto detectou uma falha logo depois de decolar e tentou retornar ao aeroporto para uma aterrissagem de emergência. A autoridade falou sob condição de anonimato porque o aeroporto de Lagos não está incluído em suas funções. 

O porta-voz Yakubu Dati disse à Associated Press que cinco sobreviventes entre os 20 passageiros foram levado para o hospital. De acordo com Dati, os esforços de resgate continuavam após o acidente nesta quinta-feira. 

Há pouco mais de um ano, outro avião de uma companhia doméstica nigeriana, a Dana Air, caiu na aterrissagem em Lagos, matando as 153 pessoas a bordo e outras seis na área residencial em que ocorreu o acidente. 

O setor de aviação nigeriano, que se comprometeu a fazer algumas reformas depois dessa catástrofe, está em crise devido ao fim da empresa Air Nigeria por conflitos trabalhistas.





 Com informações da Agência Lusa e do Estadão Conteúdo. 

Você sabe quais são os sinais da traição? Não? Conheça!


Você conversa com seu parceiro ou parceira e, ao tocar em assuntos como traição, percebe que ele ou ela começa a coçar o rosto. Os olhos piscam mais rápido e a postura se contrai. Gestos pequenos, que muitas vezes passariam despercebidos, podem significar algo muito maior: ele (ou ela) está te traindo.
Não são apenas poucos sinais que vão dizer com toda certeza o que se passa na vida de seu parceiro ou parceira. Mas alguns indicativos podem ser levados em consideração. A começar pelo discurso e pelo estilo de vida dele (ou dela). “É perceptível a falta de comprometimento em relação ao matrimônio, à relação estável. Falta disponibilidade e tolerância, que podem ter a traição como consequência”, comenta a advogada especialista em direito da família, Fabiana Garcia.
De acordo com João Oliveira, psicólogo e autor do livro “Saiba Quem Está à Sua Frente” (Wak Editora), é possível perceber pela conversa se alguém está mentindo. Porém, antes de julgar, procure sondar e descobrir por que a verdade não está sendo dita. Pode ser que seu parceiro ou parceira esteja tentando te proteger de uma perda ou estreitar laços afetivos.
A “mentira da traição” está no grupo das mentiras por medo. Quando alguém mente por medo – ou seja, por saber que terá prejuízo caso a verdade venha à tona – a linguagem corporal permanente é a da retração.
Ocultam-se as palmas das mãos, o olhar foge e a expressão no rosto é de apreensão – ou raiva, dependendo da pressão a que o suposto mentiroso está sendo submetido.
As respostas são mais lentas e os pés vão apontar para algum ponto de fuga. Provavelmente, a porta mais próxima do local. “Observando as possíveis situações emocionais podemos perceber como elas implicam nas alterações, às vezes totalmente contrárias, da linguagem corporal e expressões faciais”, comenta João Oliveira.
Outra tendência, nesse tipo de confronto, é a de proteção. Ao colocar os braços na frente do esterno (o osso que fica no peito) ou deslocá-los para a altura da barriga, a pessoa que está sofrendo o interrogatório busca proteger seus pontos sensíveis, técnica inconsciente adotada durante a evolução humana.
A coceira no rosto e as piscadas mais rápidas significam uma enorme quantidade de sangue circulando mais rápido, como o preparo para uma fuga.
Os sinais de traição, normalmente, variam entre homens e mulheres. “Quando a mulher começa a trair e se envolve, ela acaba demonstrando para o marido uma insatisfação que normalmente resulta em divórcio. Não é raro as mulheres pedirem a separação por isso”, diz Fabiana.
Segundo o detetive Mário Yamauchi, da Agência Elite Detetives, a busca por investigação conjugal responde por cerca de 70% dos casos – e com uma margem de 8 flagrantes a cada 10 investigações. “A maioria dos casos extraconjugais acontecem com colegas de trabalho. Os sinais que mais geram desconfiança são o contato telefônico, os horários que mudam de uma hora para outra e a necessidade de ficar até mais tarde”, exemplifica o detetive.
Para ele, os sinais mais claros de que algo está errado em uma relação é a ausência do homem e o temperamento da mulher. “A mulher muda o seu comportamento, ela briga mais para tentar dar um fim na relação”.
O fato de a mulher ser mais afetiva, no entanto, não é uma regra e não a faz menos cuidadosa. Para a espanhola Angela Detetive, que trabalha no ramo há 50 anos, quando a esposa se sente abandonada pelo marido, tem uma tendência em procurar o que falta no seu casamento de maneira muito mais planejada. “As mulheres querem carinho, sexo e também têm fantasias. São mais espertas quando têm um caso e costumam ter álibis concretos e convincentes”, comenta a detetive, que se lançou na profissão depois de flagrar seu próprio marido a traindo.
Para ela, os sinais básicos da traição são diferentes. “O homem fica mais distraído, parece que está constantemente em outro lugar. Já a mulher, quando tem um amante, se sente desejada. Consequentemente, se arruma mais e fica mais bonita”, exemplifica.
Para a advogada Fabiana Garcia, as pessoas passaram a ser menos cuidadosas com as redes sociais, tornando mais difícil esconder os sinais de um caso extraconjugal. A detetive Angela concorda. “As pessoas não sabem disfarçar uma traição online. Quando o cônjuge entra na sala, elas fecham o computador, o que já é um sinal de desconfiança.”
Dos pequenos gestos e expressões faciais até a prova explícita, o fato é que traição significa que o relacionamento está com problemas. É importante conversar com o cônjuge e tentar resolver o que está dando errado. “O casamento é feito pelo casal. Você tem que ter uma cumplicidade, amor e respeito. Quando falta diálogo, falta confiança”, finaliza Angela.

180 Graus