Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de março de 2014

Artesã de Guaiú vence o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios-Bahia


A revista Conexão, publicação do Sebrae, traz na sua mais recente edição (nº 205), matéria destacando a conquista obtida pela artesã Lara Mascarenhas, residente no povoado de Guaiú, município de Santa Cruz Cabrália: o prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na etapa estadual.

A artesã produz, de forma manual, colares, pulseira e brincos de cerâmica que ganham pigmentos extraídos de folhas, frutas e de diversos tipos de terra.

De acordo com a matéria, Lara sempre foi fascinada por joias e desde pequena transformava frutas e sementes em adereços. “As bijuterias criadas com miçangas não mais a satisfazia e a necessidade de dar vazão à imaginação fez com que fosse beber na fonte: uma olaria”, destaca o texto.

(...) “sem acesso a cursos e capacitações, o fazer diário foi a escolha da artesã, que imprimiu uma técnica a um produto inovador que valoriza a beleza das mulheres”, pontua o texto.

Lara conta com a colaboração de mulheres da comunidade que ajudam na produção das peças e de homens que retiram a argila do fundo do Rio Jequitinhonha e trazem a matéria prima de canoa. O processo é todo artesanal, desde a retirada do insumo.

A matéria informa ainda que “totalmente obtidas da natureza e sem gerar resíduos pra o meio ambiente, as joias feitas à mão podem ganhar o mundo. Por enquanto, a produção é comercializada na loja virtual Joias da Terra, uma parceria da microempreendedora individual (MEI) com seu irmão, e em pontos de vendas do município, em Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, em cidades da Chapada Diamantina, além de Belo Horizonte e São Paulo”.

O negócio tem o apoio do Sebrae. “Queria profissionaliza meu negócio e fazer meu trabalho ser conhecido no mundo. Tive a oportunidade de buscar capacitações, consultorias e participar de rodadas de negócios. As portas do mercado começaram a se abrir quando coloquei em prática as orientações do Sebrae”, depõe a artesã.

Assim, a artesã que participou pela primeira vez do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi vencedora da etapa da Bahia do prêmio 2013.    

O prêmio é uma promoção do Sebrae em parceria com Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.