Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de abril de 2014

7 de abril – Dia do Jornalista. Conheça a história desta data


Criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Dia do Jornalista – 7 de abril – presta homenagem ao jornalista Libero Badaró, assassinado em 1830, por defender o fim da monarquia e da dependência de Portugal. A morte do jornalista, que nasceu na Itália e veio trabalhar como médico no Brasil, gerou um grande movimento popular de revolta em São Paulo, centro político da país na época. Badaró fundou o jornal O Observador Constitucional, onde defendia o movimento antimonarquista.

Segundo historiadores, a ordem para matar Badaró pode ter partido de Dom Pedro I. O fato complicou ainda mais a situação política do imperador, criticado por sua postura autoritária. No ano seguinte, no dia 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou do trono e mudou-se para Portugal, deixando a coroa para o seu filho, Dom Pedro II, de apenas 14 anos.
Antes de morrer, quando sofreu o atentado, Libero Badaró deixou uma frase para a eternidade: “Morre um liberal, mas não a liberdade”. Em 1931, cem anos depois de D. Pedro I abdicar, o dia 7 de abril passou a ser oficialmente no Brasil, instituído pela ABI, o Dia do Jornalista.

ABI

Também neste 7 de abril a Associação Brasileira de Imprensa completa 106 anos de fundada.
A história da fundação da ABI se confunde com a de seu idealizador Gustavo de Lacerda. Criada em 7 de abril de 1908, seu principal objetivo era assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais e tornar-se um centro poderoso de ação. Segundo o próprio Lacerda, a Associação deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa.

Lacerda não concordava com a idéia de que os jornais fossem empresas, dando lucro a seus acionistas. Para ele, os jornais deveriam ter uma missão social e funcionar como cooperativas de cujos interesses participassem todos os seus membros, dos diretores aos mais modestos colaboradores.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.