Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Estudo: uso excessivo do Facebook faz cair autoestima de mulher com o corpo


Quanto mais tempo as mulheres passam navegando no Facebook, mais elas sentem-se insatisfeitas com o próprio corpo, aponta uma pesquisa da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido.

A autora do estudo, Petya Eckler, entrevistou 881 estudantes universitárias sobre o uso do Facebook, imagem corporal, hábitos alimentares e exercícios físicos.

A pesquisadora percebeu que havia uma relação entre o tempo gasto no Facebook e a autoestima das estudantes. Quanto mais tempo gastavam na rede social, mais as mulheres entrevistadas ficavam comparando os próprios corpos aos das amigas.

Como consequência, elas passaram a dar mais importância à própria aparência física e ter sentimentos negativos sobre o próprio corpo ao ver as imagens de outras mulheres. A maioria das entrevistas (86%) afirmou querer perder peso, por exemplo.

"A atenção a atributos físicos pode ser até mais prejudicial nas redes sociais do que na mídia tradicional, porque as comparações são feitas com pessoas que conhecemos", afirma Eckler.

As comparações, prossegue a pesquisadora, são muito mais relevantes para a mulher quando são feitas com pessoas próximas. Mas as confrontações tendem, no final, a ser tão irrealistas quanto às feitas com modelos e atrizes que aparecem em revistas e na TV, indica a pesquisa.

Embora a pesquisa aponte que não há uma relação direta entre o tempo maior de navegação no Facebook e o desenvolvimento de distúrbios alimentares, a baixa autoestima corporal pode sim, gradualmente, levar ao problema, alerta Eckler.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.