Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Conheça 6 igrejas de Nossa Senhora D'Ajuda espalhadas pelo Brasil

Igreja Nossa Senhora D'Ajuda da Ilha do Governador-RJ. A paróquia de Nossa Senhora da Ajuda foi criada em 1710 pelo Bispo do Rio de Janeiro, D. Francisco de S. Jerônimo.


Itaquaquecetuba (Grande São Paulo) foi fundado aproximadamente entre 1560 e 1563 por jesuítas liderados pelo padre José de Anchieta, próximo a região do Rio Tietê , os primórdios do município se baseiam na igreja católica de Nossa Senhora d'Ajuda que foi fundada pelo próprio padre.


Mesmo não tendo sido encontrado o documento oficial que criou a igreja Nossa Senhora D’Ajuda, sabemos que em 1697 o Pe. Manoel Gomes Pereira, então Vigário da vizinha São Sebastião, mandou construir na Ilha Bela (litoral paulista) um Santuário dedicado a Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.


Em 5 de outubro de 1768 foi construída por alguns sesmeiros a Capela de Nossa Senhora d'Ajuda da cidade de Três Pontas, Sul de Minas (onde hoje se encontra a igreja de mesmo nome), com a licença do Bispado de Mariana. Em torno da ermida começou a surgir um arraial, que passava a ser denominado com o nome da padroeira da capela. O primeiro casamento no arraial foi realizado em 1777. Em seu testamento, Bento de Brito, dono das terras onde iniciou-se a urbanização, referiu-se ao arraial com a denominação de São Gonçalo, mas esse nome não se popularizou. Neste período, a vila crescia em ritmo lento.


A Igreja Nossa Senhora D´Ajuda, o turista precisa subir 81 degraus. Lá é possível observar a construção de 1692, às margens do Rio Paraíba do Sul na cidade de Guararema, interior de São Paulo, que abriga a imagem da santa em terracota.


A fundação do Arraial d’Ajuda (Porto Seguro-BA) é ligada diretamente com a chegada da Imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, trazida no ano de 1549 pelos jesuítas portugueses.

A construção da ermida, que abrigava a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, começou nos primeiros meses do ano de 1550. Como era de costume na época, as ermidas foram bastante primitivas com a abertura de palha. Cada uma dessas ermidas tinha um altar de saudação a Nossa Senhora com seu rebátulo ou imagem móvel, que se podia retirar com facilidade.

A construção definitiva, “a moderna de pedra e cal” foi executada em 1772 pelo ouvidor José Machado Monteiro.

POR NILTINHO






Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.