Jerôme Valcke alertou novamente os turistas que pretendem vir ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, entre os meses de junho e julho. Desta vez, o secretário-geral da Fifa falou da falta de segurança e da qualidade do transporte.
“Você não pode dormir na praia, primeiramente porque é inverno... Certifique-se de organizar sua acomodação. Você não pode simplesmente chegar com uma mochila e começar a andar. Não há trens, você não pode dirigir [de uma cidade-sede para outra]”, disse Valcke, em entrevista à Reuters, nesta sexta-feira (09/05).
O francês comparou o país à Alemanha, sede do mundial em 2006: “Não apareça pensando que é a Alemanha, que é fácil se locomover pelo país. Na Alemanha, você pode dormir no seu carro, você não pode fazer isso [no Brasil].”
Para ele, a falta de infraestrutura adequada irá atingir a todos os participantes do torneio, mas principalmente os torcedores. “O maior desafio será para eles”, afirmou. “Minha mensagem para os torcedores é: certifique-se que você está organizado para ir ao Brasil”.
Ainda esta semana, o representante da Fifa definiu a relação da entidade com as três esferas administrativas do país (federal, estadual e municipal) como “um inferno” e revelou que o projeto com 12 cidades-sedes foi uma iniciativa do governo da época.