Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 25 de maio de 2014

Marinha lança central de câmeras para auxiliar na segurança de Cabrália



Na tarde de ontem, começou a funcionar o Centro de Coordenação de Defesa de Área (CDA) na sede do 2º Distrito Naval da Marinha, Comércio. A estrutura de comando e controle concentra informações e atividades, através das imagens de cerca de 600 câmeras, distribuídas em diferentes pontos.
A ação de defesa é para Copa do Mundo e será em conjunto com as polícias Federal Rodoviária, Federal, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O Estado-Maior Conjunto do CDA Salvador coordenará atuação de uma Força Naval e de uma Força Terrestre Componentes, além de forças especiais da Marinha Brasil, formando um Centro de coordenação Tático Integrado.
No total, 2.300 militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira irão atuar na Copa. Já no Centro de Coordenação de Defesa da Área irão trabalhar cerca de 40 pessoas, sendo 35 das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e cinco da Polícia.
As tropas que serão coordenadas pelo CDA devem executar ações de controle de área marítima, defesa do espaço aéreo e defesa cibernética. Além disso, os agentes também têm a responsabilidade de executar ações contra terrorismo.
O CDA ainda conta com uma força de contingência que deve apoiar a segurança pública, que só será acionada em casos de urgência. “Todas as informações sobre as movimentações por terra, céu e mar chegarão aqui na Central”, garantiu o Comandante Flávio Almeida.
Com funcionamento 24 horas, as câmeras pertencem à Companhia de Governança Eletrônica de Salvador, órgão da Prefeitura, ou ao Estado. Além de Salvador, a CDA será responsável pelas ações de defesa nas cidades de Aracaju, Porto Seguro, Santa Cruz  Cabrália e Mata de São João (Praia do Forte), locais onde ficarão instaladas seleções nacionais que disputarão a Copa do Mundo deste ano.
Além das câmeras de segurança, o capitão Flávio Almeida detalha que, por meio do CDA, os militares também deverão ter acesso aos sistemas militares de comunicação, como também a sinais de satélite que identificam o posicionamento das tropas no Estado.
De acordo com o comandante Almeida, a CDA é bastante utilizada em eventos de grande porte. “Essa estrutura foi utilizada na Copa das Confederações e pode ser usada em futuras olimpíadas. Sempre que tiver a necessidade em eventos de grande porte, as câmeras podem ser usadas”, garantiu.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.