Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 16 de junho de 2014

CHINA PODE SEDIAR A COPA DE 2022 NO LUGAR DE QATAR DEPOIS DO ESCÂNDALO





China pode ser a nação mais populosa do mundo, mas gigante do futebol dos homens, não é. Na verdade, a nação, n º 103 no ranking da Fifa - que é um abaixo Guiné Equatorial - nem sequer fazer Copa do Mundo deste ano. Ou o último. Ou aquele antes disso. Então como é que os fãs de futebol sitiados da China se sente? Resignado, principalmente. "Se a China na Copa do Mundo", diz Chen Xiao, um jornalista de futebol de Shijiazhuang, no nordeste da China, "seria contradizer as leis do futebol."

Há muitas razões atribuídas para o péssimo estado do futebol dos homens chineses. (As mulheres não são maus de todo.) Em lugares como o Brasil, as crianças parecem crescer com bolas de futebol ligados a seus pés. Na China, por outro lado, não há tradição de diversão de futebol infantil, mesmo que alguns patriotas insistem que o esporte realmente foi inventado no Reino Médio. Também não existe uma rede de ligas infantis suburbanas, como os EUA, porque após a escola horas na China tendem a ser dedicado ao estudo, estudo, estudo.

Isso não impediu que milhões de chineses de apreciar o esporte, pelo menos como espectadores. Presidente Xi Jinping, por exemplo, é um fã de futebol auto-declarado. China tem uma liga de futebol nacional, mas a sua história de suborno e manipulação de resultados marcas, bem, mesmo FIFA olhar limpo. (Há tentativas para profissionalizar a liga de futebol chinesa, juntamente com grandes investimentos de bilionários chineses, mas isso é uma questão para o futuro.) Quanto à seleção nacional chinesa, tem sempre apenas fez a final da Copa do Mundo uma vez, em 2002, quando até mesmo o treinamento de jornaleiro pro Bora Milutinovic não poderia persuadir o elenco para um lucro líquido de um único objetivo. Em jogos internacionais ao longo do ano passado, a China tem sucumbido aos gostos do Uzbequistão, Iraque e uma equipe Thai preenchido principalmente com jovens jogadores. (Essa última derrota obrigou fãs chineses irados ao motim.)

Pequim tem colocado um monte de sua honra internacional sobre o reconhecimento esportivo. Através de uma máquina de atletismo de estilo soviético, czares esportivas do país foram capazes de transformar um pária olímpico no artilheiro da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008. Da China esportivo rolo compressor foi baseada em atividades de rotina baseado em como tiro, mergulho e ginástica. Mas a China também se reuniu com o sucesso em esportes de combate mais imprevisíveis. Futebol dos homens, no entanto, tem resistido a todos os esforços do estado. Na verdade, as autoridades esportivas do país lamentam que o domínio em "pequenas bolas", como tênis de mesa e badminton, não provocou o sucesso em "bolas grandes", como futebol e basquete. (Sim, a China realmente tem departamentos esportivos chamados de "pequenas bolas" e "bolas grandes").

Se Qatar, agora recuperando, talvez, o maior escândalo da FIFA até o momento, perde a chance de sediar a Copa do Mundo de 2022, depois outro país asiático poderia tomar seu lugar ou concorrer para a próxima Copa do Mundo depois disso. Algumas pessoas na China ver que hospeda o espetáculo de futebol como apenas o catalisador que o país precisa para o seu jogo. Mas outros discordam. "O país anfitrião vai gastar bilhões na Copa do Mundo", diz Liu Yifan, o diretor-executivo de Pequim Yifan, uma empresa de esportes para o desenvolvimento. "Devemos usar esse dinheiro para melhorar os padrões de vida das pessoas, especialmente os pobres."

- Com reportagem de Gu Yongqiang / Pequim
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.