Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Expectativa de movimento para Copa frustra turismo na Serra gaúcha

Prefeitura de Porto Alegre diz que a cidade receberá mais 80 mil visitantes.
No entanto, procura por viagens para a Serra tem sido abaixo do esperado.



A menos de duas semanas para o início da Copa do Mundo no Brasil, o fluxo de turistas no Rio Grande do Sul ainda é incerto. A Serra gaúcha, um dos destinos mais procurados nesta época do ano, em função das paisagens e do ar frio das cidades de colonização europeia, amarga um situação atípica: a baixa procura por hospedagem e pacotes turísticos. O cenário, porém, pode mudar durante o Mundial em Porto Alegre. É a expectativa da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) do estado.
A capital gaúcha receberá cinco jogos do evento esportivo. França, Honduras, Austrália, Holanda, Coreia do Sul, Argélia, Nigéria e Argentina estão confirmadas para jogar no Beira-Rio. A cidade ainda terá a presença do campeão do Grupo G e do segundo colocado do Grupo H nas oitavas-de-final, em 30 de junho.

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, pelo menos 83,3 mil visitantes de outros países devem desembarcar na capital gaúcha na segunda metade de junho. O número é baseado nos ingressos vendidos no exterior para as cinco partidas.
Tradicionalmente, o mês de junho costuma ser aquecido para o setor de turismo e hotelaria na Serra gaúcha. A região recebe centenas de visitantes, principalmente oriundos do Norte e Nordeste do país no meio de do ano. No entanto, a programação parece ter mudado. Apesar de não citar números, a vice-presidente da ABAV, Rita Vasconcellos, afirma que a taxa de reserva está abaixo do esperado. "Está atípico [o movimento], porque normalmente é a época do ano que bomba na Serra gaúcha", sintetiza, em entrevista ao G1.
Assim, ela avalia que a Copa pode provocar uma queda no turismo doméstico. Segundo a presidente, muitas pessoas resolveram não sair de casa para acompanhar a Copa em seu estado. E também devido aos comentários de preços abusivos em passagens aéreas e hospedagem. “Acredito que com a Copa, as pessoas ficaram receosas para viajar. Afinal, vai ter Copa em diversas cidades. Havia uma grande expectativa de movimento interno dos voos. Agora, as companhias aéreas até estão liberando redução nas tarifas nos últimos dias. Penso que o turismo do brasileiro tenha um pouco de prejuízo. Mas só vamos pedir medir isso posterior ao evento”, analisa.

A tentativa, dessa forma, será atrair a atenção de estrangeiros: para o turismo enogastronômico de Gramado, Canela e o Vale dos Vinhedos e a natureza da região dos Aparados da Serra. “Acredito que muita gente vai vir para Porto Alegre, assiste o jogo e depois, dependendo do tempo disponível para turismo, vai buscar uma alternativa turística fora da cidade”, pondera.
Esse comportamento do estrangeiro, porém, já era esperado pelo setor. “A gente tem momentos de alta e baixa. E Copa é de quatro em quatro anos. Tem muita gente que acaba ficando em família. Não é à toa que as vendas de aparelhos televisão aumentam sempre”, reforça.
Mas para atrair a atenção de estrangeiros, a ABAV, em parceria com a Secretaria de Turismo do estado, vai instalar três pontos dos Centros de Atenção ao Turista (CATs) extraordinários, situados no Praia de Belas Shopping, Barra Shopping Sul e Parque Moinhos de Vento. Lá, serão distribuídos folders com indicações de roteiros para estimular o turismo no interior do Rio Grande do Sul. Os espaços serão usados por agências receptivas cadastradas.
"Copa de ilusões"
Entretanto, alguns empresários do setor estão frustrados. Segundo eles, dificilmente os turistas que vem para acompanhar o Mundial em Porto Alegre irão ao interior do estado. “Frustra um pouco por causa de toda a expectativa que surgiu, que indicava que o movimento com a Copa seria grande. Mas isso, até agora, não se cumpriu”, afirma Márcio Zanatta, agente comercial de uma agência de viagens de Gramado. “De estrangeiro então, só promessa, porque movimento efetivo, nada”, completa.
Estrangeiros em Gramado serão representados por argelinos. De Balneário Camboriú (SC), um grupo de cerca de 800 pessoas se hospedará na cidade gaúcha. A estadia será de de 19 a 23 de junho. “Eles ficarão quatro dias conosco. Esse será nosso movimento de Copa”,  frisa o empresário Claudio Souza, diretor de outra agência de turismo da Serra.
O faturamento, no entanto, poderá ser reduzido em relação ao ano passado. “Certamente [o faturamento] não vai ser maior que o ano passado. Até houve procura, mas não um crescimento significativo. Eu já previa que isso [movimento durante a Copa] não iria acontecer”, reconhece. "Foi a Copa de ilusões", define Souza.
Diante do cenário pouco animador para o turismo no interior do estado durante a Copa, a Associação Brasileira de Agência de Viagens aposta no período após evento esportivo. “A gente pensa muito no legado da Copa. A publicidade que vai ser feita da nossa cidade, do nosso estado. Por isso, a gente acha que o resultado [do turismo] vai aparecer mesmo após Copa”, analisa Rita.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.