Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O Transporte Público em Porto Seguro e Cabrália

Não é de hoje que sei que o transporte público em Porto Seguro e Cabrália, deixa a desejar. Aliás, desde 2002, quando populares atearam fogo em toda a garagem da Brasileiro e queimou cerca de 40 ônibus, obrigando assim a empresa a renovar sua frota, não se vê qualidade no serviço. Não que naquele momento, este serviço tenha sido prestado de maneira satisfatória, mas, pelo menos, os veículos eram zero km. Ainda assim, o tempo de espera nos pontos era muito alto e o tratamento de parte dos motoristas e cobradores para com o usuário era o pior possível.

Reclamações

Tenho presenciado e recebido uma série de reclamações sobre a dificuldade da população em pegar um ônibus nas paradas locais. Primeiro, pela falta de estrutura. A maioria delas, sequer, tem coberturas ou até mesmo bancos para os usuários, que são obrigados e ficar, em média, de 45 minutos uma hora de pé, tomando sol e chuva para utilizarem um serviço pelo que pagam caríssimo. O que minimiza o problema são as lotações – transporte alternativo ou clandestino – que passam a cada minuto, aliviando um pouco a quantidade de passageiros. Claro que entendo que o serviço que, hoje é irregular, precisa passar por uma profunda reformulação e, a partir daí, lutar pela sua regulamentação, mas o fato é que se o serviço oficial fosse de boa qualidade, o extraoficial não existiria. Segundo, por causa da qualidade dos veículos. Na sua grande maioria, sucateados e mal conservados. E por último, pelo tratamento desrespeitoso dispensado por parte dos motoristas e cobradores com os usuários do serviço que não mudou desde o passado. Esta é, infelizmente a realidade do transporte público em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Proprietário de um belíssimo helicóptero, o deputado não faz uso do serviço que presta. Talvez, por isso, não se preocupe em melhorar a qualidade do mesmo.

O erro

O fato é que, a cada dia que passa, o serviço só piora. E a parte ruim é que, enquanto o Dep. Ronaldo da Brasileiro continuar controlando a AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia -, a tendência é piorar. Entendo que acordos políticos sejam feitos e precisam ser cumpridos. O que não me entra na cabeça é o Governador Jaques Wagner manter sob o controle de um megaempresário dos transportes, um órgão que deveria fiscalizá-lo. Sim, amigos… A AGERBA, assim como o DETRAN-BA, são geridos por pessoas indicadas e controladas pelo Deputado que, além de parlamentar, é o maior empresário do ramo de transportes terrestres do estado da Bahia. No mínimo, contraditório!

Na prática, isso faz com que suas empresas possam ser facilmente favorecidas. A Agência fica em cima dos veículos clandestinos – o que é sua obrigação e não questiono -, enquanto os veículos de sua propriedade circulam livremente sem que haja transparência no que diz respeito à fiscalização. Quero deixar claro que não estou acusando as empresas do deputado de serem beneficiadas pela AGERBA, mas afirmo categoricamente: é, no mínimo, imoral e incoerente que um órgão público seja controlado por quem devia ser fiscalizado por ele.

Apoio político

Mesmo com grande rejeição da população local, Ronaldo não deve ter dificuldades para sua eleição, visto que tem grande penetração com diversos prefeitos do sertão da Bahia. Motivados pela influência do deputado no TJ, os prefeitos que têm problemas com a justiça, acabam firmando alianças com Ronaldo que, os auxilia na resolução dos seus processos na instância superior do judiciário baiano. E em contrapartida, recebe o seu apoio político total e irrestrito, facilitando assim, a sua eleição. É uma prática comum é o deputado a usa como ninguém.

Possível solução

Com a possibilidade de eleição de Paulo Souto para governador, dificilmente Ronaldo manterá o controle do órgão. Até porque, ele pleiteia uma cadeira na Câmara Federal e os referidos órgãos deverão ficar a cargo de um parlamentar da Assembleia Legislativa.

Valei-me minha Nossa senhora do Pertétuo Socorro!

Fonte:http://www.blogfiodameada.com.br/
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.