Com os sambas escolhidos para o próximo carnaval, as escolas começam a fazer seus ensaios nas quadras já pensando no próximo desfile. E como na Avenida não podem faltar também mulheres bonitas, a Retratos da Vida apresenta as majestades do Grupo Especial e Série A.
Unidos da Tijuca: Juliana Alves é a atual campeã do carnaval, e conquistou o título em seu segundo ano a frente dos ritmistas da escola. A atriz acredita que o posto de rainha de bateria deveria ser quesito de julgamento.
Mangueira: Evelyn Bastos marcou a volta das mulheres da comunidade à verde e rosa. Em 2014, no seu primeiro ano no cargo, foi erguida no meio da bateria com a ajuda de um elevador hidráulico.
Grande Rio: Susana Vieira foi a majestade da escola em 2005 e 2006. Aos 72 anos, recebeu de novo a coroa para o carnaval do ano que vem.
Salgueiro: O primeiro reinado de Viviane Araújo foi em 2002, na Mocidade. De lá pra cá se tornou uma referência no posto, e recebe elogios até de outras rainhas. Em 2015 fará seu 8º carnaval na escola.
Mocidade: Claudia Leitte é a grande celebridade deste carnaval. Depois de anos brilhando na Bahia, a cantora pela primeira vez vai pisar na Sapucaí. Em sua coroação a quadra recebeu 11 mil pessoas.
Viradouro: Grávida de cinco meses, Raissa Machado já teve sua permanência garantida pelo presidente Gusttavo Clarão, e fará sua estreia no Grupo Especial.
Portela: Antes de ser coroada na azul e branca, Patrícia Nery foi rainha da Renascer. Casada e mãe de duas filhas, foi ela quem desbancou Sheron Menezzes em 2013.
São Clemente: Raphaela Gomes sucedeu a prima Bruna Almeida em 2014, aos 15 anos. Mas a Sapucaí não é novidade para a adolescente, que desde os cinco era princesa da bateria da escola.
Vila Isabel: Por morar em São Paulo, a escolha de Sabrina Sato para o carnaval de 2011 chegou a ser questionada. A japa passou por cima disso, conquistou a comunidade e o público e atualmente é uma das rainhas mais queridas do carnaval.
Beija-Flor: Foi aos 12 anos que Raissa de Oliveira recebeu a coroa na escola de Nilópolis. Aos 24 anos, ela diz que ainda é vista como adolescente pelos diretores, que continuam controlando a sua roupa.
Porto da Pedra: Gracyanne Barbosa bem que tentou, mas não conseguiu tirar Bianca Leão do cargo que ocupou em 2014. Sobre a ameaça, a rainha respondeu: "tenta a sorte".
Cris Vianna é a rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense Foto: Sergio Baia/ divulgação
Imperatriz: Cris Vianna foi rainha da Grande Rio em 2011 e voltou à Sapucaí dois anos depois, defendendo as cores da escola de Ramos.
União da Ilha: Há dez anos como rainha, Bruna Bruno acompanhou a escola na passagem pelo Grupo de Acesso, e já afirmou que é torcedora da Ilha desde a barriga da mãe.
Nanda Guimarães, rainha da Curicica Foto: Divulgação
Curicica: Estreante como rainha, Nanda Guimarães é conhecida como sósia da cantora Alicia Keys. Ela contou que usa máscara facial no bumbum.
Laynara Teles, rainha do Império da Tijuca Foto: Divulgação
Império da Tijuca: A estreia de Laynara Teles foi em 2003, e no último carnaval ela desfilou pela primeira vez no Grupo Especial. Além de rainha e filha do presidente da escola, ela cuida da compra de materiais.
Angela Bismarchi, rainha do Império Serrano Foto: Divulgação
Império Serrano: Em 2008, quando Angela Bismarchi reinou na Porto da Pedra, a escola homenageava os 100 anos da imigração japonesa. Por isso, ela fez uma operação para ficar com os olhos puxados.
Santa Cruz: Jaqueline Maia estreou em 2010. Nascida e criada no bairro, foi convidada para ocupar o posto durante o desfile de um bloco.
Pamela Santos, rainha do Paraíso do Tuiuti Foto: Divulgação
Paraíso do Tuiuti: Pamela Santos tem 17 anos e no próximo carnaval terá seu segundo reinado na escola. O rosto de menina pode enganar, mas ela dá show no samba no pé.
Karina Costa, rainha da Unidos de Padre Miguel Foto: Divulgação
Unidos de Padre Miguel: Karina Costa, em seu segundo reinado, só teme que o salto quebre no desfile.
Luana Bandeira, rainha da Estácio de Sá Foto: Divulgação
Estácio de Sá: Luana Bandeira começou a desfilar na escola em 2007, e cinco anos depois virou a majestade da vermelha e branca.
Cris Alves, rainha da Cubango Foto: Divulgação
Cubango: Cris Alves, que estreou em 2013, terá mais um motivo para celebrar o próximo carnaval. Ela será enredo de uma escola do Grupo Especial de Niterói.
Angela dos Santos, rainha da Em Cima da Hora Foto: Divulgação
Em Cima da Hora: Angela dos Santos desfilava na ala de passistas da agremiação. No próximo ano, a advogada de 22 anos vai estrear no posto de rainha.
Alegria da Zona Sul: Os 105 centímetos de quadril de Veronice de Abreu vão passar pela segunda vez na Avenida como rainha de bateria da escola.
Mylla Ribeiro, rainha da Renascer Foto: Divulgação
Renascer: O próximo carnaval será o primeiro de Mylla Ribeiro no posto. Personal trainner, ela garante que já está com o corpo pronto para o desfile.
Milena Nogueira, rainha da Caprichosos de Pilares Foto: Divulgação/ Washington Possato
Caprichosos: Milena, a mulher de Diogo Nogueira, será rainha de bateria no Rio pela primeira vez. Formada em Educação Física, é mãe de dois filhos e tem 37 anos.