Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 25 de agosto de 2012

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM CABRÁLIA



Que Cabrália está no limbo turístico há mais de 15 anos, disso ninguém duvida. Este ponto é unanimidade entre todos. Não é nem que Cabrália tenha ficado para trás. Na verdade Cabrália andou para trás. “Vamos investir no Turismo”. “A secretaria de turismo vai ser a mais importante da nossa administração”. Quantas vezes já ouvimos isto  ? 

A verdade é que enquanto Porto Seguro, alavancada exclusivamente pelo seu empresariado, decolou e se tornou um dos mais concorridos destinos turísticos do Brasil, nossa cidade, à exceção de Santo André, que ainda goza de certo prestígio junto ao mundo do turismo, literalmente “andou para trás”. Andamos para trás porque mesmo o “charme” que a cidade tinha até os idos das décadas de 1980 e 1990 se foi. E se foi levando  junto cabeças pensantes e interessantes que se cansaram. Casaram de demagogia, cansaram de idéias mirabolantes, e principalmente cansaram de ver uma cidade tão privilegiada receber um tratamento tão equivocado, por parte de seus gestores. 

Vamos aqui então, no “Visão 43”, o Informativo do PARTIDO VERDE, começar a tratar do assunto, apontando soluções e indicando caminhos para que Cabrália possa de fato vir a exercer o papel que lhe é reservado no Turismo Brasileiro. 

Nós do PARTIDO VERDE pensamos que Cabrália pode (e deve), trabalhar para voltar a ter destaque como destino turístico. Fazer de Cabrália o melhor destino turístico da região só depende de nós mesmos. Mágica ? Super Secretario de Turismo ? Nada disso. Precisamos de soluções simples e engajamento do poder público.

  O leitor vai se surpreender ao longo destas matérias, com o potencial de Santa Cruz Cabrália.   A transformação de Cabrália num paraíso é muito, muito simples. O poder público precisa atuar na condição de gestor desta melhoria. Com boas ideias, pouquíssimo investimento, e muita credibilidade nos gestores municipais, Cabrália vira “o lugar”. 

Uma coisa é unanimidade entre os filiados do Partido Verde. A Alma de Cabrália é o Cais do Porto e a Cidade Histórica. Ressuscitar estes dois lugares é condição imprescindível para tornar Cabrália um lugar incomparável como destino turístico. 

A beleza cénica do Conjunto (Cidade Histórica/Cais do Porto) é impressionante, ainda que maltratados como se encontram.

O Cais do Porto hoje é lugar de prédio público. Falta total de sensibilidade das últimas administrações públicas. O mais belo local da cidade merecia ser um local especialmente destinado a atividades turísticas.

Cais do Porto no mundo inteiro são eternizados na literatura mundial. Vários são os romances e tramas que se desenvolvem e têm como palco um Cais do Porto. É que Cais do Porto mexe com o imaginário. 

E foi pensando nisso que um de nossos filiados, a partir de um diálogo se passou entre ele e um investidor no ano de 2010, desenvolveu o Ensaio que segue nas páginas seguintes. 

  Ficam  nossos leitores convidados a curtir um fim de semana de verão no Cais do Porto, Cidade Histórica, Orla do Centro e por Santo André”. Este é o destino. Cabrália mudou. Agora não é mais “cidade dormitório, nem “cidade passagem.”  Sem querer “inventar a roda”, com idéias e soluções simples, Cabrália foi mudada. Agora, é “o lugar da moda.”

Na próxima edição, vamos conhecer uma Coroa Vermelha totalmente modificada e melhorada, principalmente por uma decisão tomada pelos índios, que agora faturam fortuna com a exploração inteligente e legal de seu território.

 Depois Santo André, Santo Antônio e Guaiú. Vamos ver como cada um destes locais pode se tornar um lugar muito especial. No último Ensaio, vamos direto para ano de 2016, passear por uma Cabrália completamente diferente. Vamos acompanhados de Antônio Pereira, um pesquisador português apaixonado pela história do Brasil, Peter Loof um velejador norueguês ancorado na Coroa Vermelha em escala de uma volta ao Mundo, Gabriele uma atleta amadora suíça e Pedro Arantes um carioca, doutorando em turismo, que está defendendo tese sobre o desenvolvimento turístico da Costa do Descobrimento. 

VEJA TAMBÉM, “Cabrália não tem um Quadrado”.


  PARTIDO VERDE 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.