Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Vans que servirão de bases móveis da PM são entregues em Salvador-Ba


Veículos farão segurança em bairros, pontos turísticos e grandes eventos.
Cerimônia foi realizada no mesmo dia em que Bairro da Paz é ocupado.


Dez vans que atuarão como bases móveis de segurança em Salvador foram entregues pelo governo estadual na manhã desta terça-feira (4), em evento realizado no Pelourinho. O projeto pioneiro no estado deve complementar o trabalho das bases fixas da Polícia Militar já instaladas em alguns bairros da cidade.

"Os veículos atuarão onde ainda não existe uma base fixa, como os pontos turísticos da cidade. Além disso, dará segurança em eventos com grande circulação de pessoas, como jogos no Barradão e em Pituaçu, além de shows de grande porte", explica coronel Alfedro Castro, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia.

O Pelourinho foi escolhido como local de onde sairão os veículos para atender à demanda na cidade. "É preciso ter uma referência e o Pelourinho é um local importante para isso", complementa o coronel. Segundo a PM, as bases móveis atuarão com equipe de no mínimo 40 policiais, uma viatura e quatro motocicletas.

A trançadeira Saadia Barbosa, 20 anos, trabalha há 12 na região do Pelourinho. Ela acredita que com a chegada das bases móveis na localidade poderá trabalhar com mais segurança. "A gente vê muito roubo pequeno aqui, principalmente a turista. Acho que com as bases isso pode mudar, trazer mais segurança para o local", afirma. 

Veículo para transporte de presos de delegacias
para presídios também foi entregue à Polícia Civil
(Foto: Lílian Marques/ G1)

Além das dez vans que serão usadas pela Polícia Militar, um veículo foi entregue na manhã desta terça-feira à Polícia Civil, que deverá usar o transporte para transferir presos de delegacias até uma unidade prisional.

O secretário de Segurança, Maurício Barbosa, afirmou que até o final no mês de setembro bases fixas de segurança comunitária serão instaladas no bairro de Rio Sena, subúrbio de Salvador, além de Feira de Santana e Itabuna, cidades no interior do estado. "Funcionarão inicialmente em instalações provisórias porque há dificuldade em encontrar terrenos", afirma o secretário.

Primeiras unidades
As bases são inspiradas nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), na capital do Rio de Janeiro. A primeira da capital baiana foi implantada no bairro do Calabar no mês de abril de 2011. A do bairro Fazenda Coutos foi a primeira a contar com um sistema de mapeamento digital. As localizadas no Nordeste de Amaralina abrangem as localidades de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho.

No dia 15 de agosto foi inaugurada a primeira Base Comunitária de Segurança da Bahia fora da capital, no município de Lauro de Freitas, em Itinga. A implantação de outras 10 bases de segurança na Bahia estão previstas para 2012 e inclui municípios como Camaçari, Feira de Santana, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras.


Bases móveis irão atuar no Centro Histórico e no chamado corredor turístico. (Foto: Divulgação/SSP)

Bairro da Paz

Cerca de 300 policiais civis e militares ocupam o Bairro da Paz e adjacências, na capital baiana, desde a madrugada desta terça-feira. A ação antecipa a implantação da 7ª Base Comunitária de Segurança do estado, que está prevista para ser inaugurada no Bairro da Paz no dia 13 de setembro.

De acordo com a Polícia Militar, o objetivo da ação é intensificar o policiamento na área, cumprir mandados de prisão, apreender armas, drogas e veículos irregulares. "É uma ação inicial, uma primeira fase de intervenção, na qual ocupamos a área para realizar estabilização e execução de mandados. Hoje devemos cumprir oito mandados de prisão", estima o coronel Zeliomar, responsável pela Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA).


Ação no Bairro da Paz começou na madrugada
(Foto: Reprodução/ Imagens da PM)

Sete pontos de bloqueio e abordagem e três barreiras de trânsito foram instaladas nas principais ruas de acesso ao Bairro da Paz para que sejam realizadas revistas a pessoas e veículos, informou a PM. Ao todo, são utilizadas 48 guarnições motorizadas, entre carros e motos.

Segundo a PM, a operação foi dividida nas fases de inteligência, que ocorreu há 90 dias com a identificação de criminosos; de ocupação, que inclui o cumprimento dos mandados judiciais e ação ostensiva; e de intensificação, com o aumento do efetivo no local.

A SSP-BA já havia anunciado em maio deste ano a implantação de uma base comunitária de segurança no Bairro da Paz. De acordo com a PM, a escolha do bairro foi feita considerando o índice de violência registrado na localidade, além da facilidade em organizar a montagem das bases, como a identificação e locação de imóveis adequados.

G1
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.