Após a reunião, em entrevista coletiva, o governador destacou que foi atendida a sua solicitação à presidente Dilma Rousseff, de apoio das tropas federais: “estão desembarcando no estado profissionais da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas” Sobre a decretação da greve, o governador foi categórico: “quem fechou as portas foram eles, que romperam unilateralmente com o processo de negociação e está aí a Garantia da Lei e da Ordem”.
O general Racine informou que homens do Exército já estão distribuídos pela Bahia e que outros reforços estão chegando. “Eles se revezam em turnos, de acordo com a necessidade, para transmitir uma sensação de segurança para a população. Para isso, contamos com as tropas próprias da 6ª Região Militar e estamos recebendo mais servidores do Exército e de outros órgãos federais”.
Sobre a ilegalidade da greve, o chefe do Ministério Público informou que há punições previstas para os envolvidos, organizadores e participantes, que estão sendo identificados por um serviço de inteligência formado por órgãos estaduais e federais. “A constituição diz, e é o entendimento do Supremo Tribunal Federal, que os militares e equiparados à condição militar não podem fazer greve”, advertiu.
“Não havia negociação salarial em curso, era um trabalho para a modernização da Polícia Militar. Ainda estou concluindo o pagamento da negociação de 2012, que inclui também 2013, 2014 e 2015. Seria preciso esgotar este pagamento da negociação de 2012 para se voltar ao assunto”, observou o governador.
PM e Exército garantem segurança nas ruas de Salvador
Soldados da Polícia do Exército (PE) deixaram o quartel da Avenida Paralela, em Salvador, nesta quarta-feira (16), para reforçar o policiamento nas ruas. O comboio seguiu até Lauro de Freitas, na região metropolitana, e circulou, também, por Itapuã e orla marítima.
Em outras regiões da cidade, a Polícia Militar também está trabalhando e garantindo a segurança da população. No bairro do Itaigara houve abordagem a suspeitos e em outros pontos da cidade as rondas são feitas normalmente.
A dona de Casa Lindinalva Souza, 66 anos, afirmou estar tranquila por ver policiais nas ruas: “saí cedo de casa e graças a Deus tudo está normal. Ver esses policiais na rua me deixa mais segura. Eles têm papel importante na vida da população”.
De acordo com informações da Polícia Militar, 85 viaturas realizam o patrulhamento em Salvador, contando com o trabalho de 202 policiais, inclusive de forças especializadas.
Tropas federais continuam a chegar à Bahia
Efetivos das Forças Armadas continuam a chegar à Bahia. Um deles com previsão de desembarque na Base Aérea de Salvador por volta das 16h desta quarta-feira (16), segundo informou o oficial de relações públicas da 6ª Região Militar, tenente-coronel Costa Neto.
Tropas do Exército já patrulham as ruas de Ilhéus, no Sul do estado, e estão prontas para atuar em Feira de Santana, Paulo Afonso, na região Nordeste, e Barreiras, no Oeste baiano.
Costa Neto afirmou que, se necessário, o Exército pode empregar uma brigada de até 5 mil homens em todo o estado, que também pode contar com as tropas da Força Nacional, da Marinha e Aeronáutica.