Objetivo dos pesquisadores é levantar problemas de cultivo de mamão no extremo sul do estado da Bahia
11 pesquisadores e um analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas - BA), que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fazem excursão técnica a propriedades produtoras de mamão no extremo sul da Bahia.
Segundo a pesquisadora Arlene Oliveira, uma das coordenadoras da viagem juntamente com o pesquisador Tullio Pádua, o objetivo é levantar os problemas de cultivo desta fruteira em parceria com os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
"Queremos estabelecer prioridades de pesquisa, parcerias com a iniciativa privada e ações de transferência de tecnologias", explica Arlene.
Formada por pesquisadores que trabalham com controle de pragas e doenças, manejo do solo, adubação, produção de novas variedades de mamoeiro, produção de mudas, sistemas de produção e manejo pós-colheita dos frutos, a equipe vai visitar propriedades de Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itabela e Mucuri.
Na terça-feira (28), o grupo se reúne com agricultores e técnicos no Sindicato de Produtores Rurais de Eunápolis. "A ideia é ter o produtor caminhando junto com a pesquisa", afirma Arlene.
Na oportunidade, também será apresentado o arranjo de pesquisa "Produção de mamão com qualidade e sem degradação ambiental" e vão ser discutidas as principais linhas de pesquisas propostas pela Embrapa com esta fruteira na região.
Fonte: Cabrália News